Classificação: EDUCAÇÃO
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

SEXUALIDADE Com o projeto tive oportunidade de expor minha opinião, conhecer as opiniões dos colegas, tirar dúvidas e, a me prevenir.
Caio Henrique | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no pátio da escola Idalina de Farias através de uma palestra ministrada pela acadêmica de Enfermagem Rayane Peron onde a mesma falou sobre a importância dos métodos contraceptivos e sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

Objetivos

Contribuir para a criação de um espaço de reflexão e discussão do tema sexualidade e adolescência, estimulando a autonomia e responsabilidade dos jovens, a fim de favorecer a redução de gestações indesejadas na adolescência e prevenção de DSTs.

Comunidade de Aprendizagem

Rayane Peron: Palestra sobre a importância do métodos contraceptivos e sobre as doenças sexualmente transmissíveis

Articulação com o currículo

Ciências Naturais e Matemática: Utilizar a escola como um espaço de reflexão e de discussão, no qual os adolescentes se situem pessoalmente, expressando suas dificuldades, resistências, dúvidas, anseios e opiniões, favorecendo a construção de um saber compartilhado.
Refletir sobre DSTs, e gravidez na adolescência. Além de problematizar os motivos envolvidos na ausência/ presença de prevenção.
- Falar sobre os métodos contraceptivos, informando os oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Unidade de Saúde que é referência à escola.
- Priorizar o trabalho articulado entre as disciplinas dando ênfase ao tema abordado

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Durante a Expedição Investigativa os educandos fizeram registros em uma ficha, logo após a palestra socializamos as anotações e realizamos a escolha do tema, a turma se reuniu em grupos de 5 pessoas e cada grupo compartilhou com os demais o tema de seu interesse. Por meio dessa iniciativa, os alunos em consenso decidiram por meio de uma votação mediada, qual tema seria relevante priorizarmos no momento, dessa forma surge o projeto: Sexualidade.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA IDALINA DE FARIAS

Diretor
GILMAR COSME DE SOUZA ROSA

Turma
1º A,B E C, 2° A, B E C, E 3° A E B - Turmas Integradas

Número de alunos
160

Educadores
BRUNNA KAROLLINE QUINTEIRO DE SOUZA, CARLA VIEIRA MARTINS, DALGIZETE QUEIRÓZ MARTINS, PRISCILA DAROLT

Estado
Mato Grosso

Município
Nortelândia

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NORTELANDIA

Apoiadores
Papelaria Pinóquio, Gráfica Primavera

Assessoria Pedagógica
JUSSARA CRISTINA MAYER CERON
O Projeto sexualidade foi uma experiência nova, por ser a primeira vez que trabalhamos com a metodologia do Programa a União Faz a Vida. Destaco que, além de ter sido uma oportunidade de aprendizagem, foi um processo prazeroso e de interação
Brunna Karolline Quinteiro de Souza | Professor(a)