SEXUALIDADE
“ Com o projeto tive oportunidade de expor minha opinião, conhecer as opiniões dos colegas, tirar dúvidas e, a me prevenir.
Caio Henrique | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no pátio da escola Idalina de Farias através de uma palestra ministrada pela acadêmica de Enfermagem Rayane Peron onde a mesma falou sobre a importância dos métodos contraceptivos e sobre as doenças sexualmente transmissíveis.
Objetivos
Contribuir para a criação de um espaço de reflexão e discussão do tema sexualidade e adolescência, estimulando a autonomia e responsabilidade dos jovens, a fim de favorecer a redução de gestações indesejadas na adolescência e prevenção de DSTs.
Comunidade de Aprendizagem
Rayane Peron: Palestra sobre a importância do métodos contraceptivos e sobre as doenças sexualmente transmissíveis
Articulação com o currículo
Ciências Naturais e Matemática: Utilizar a escola como um espaço de reflexão e de discussão, no qual os adolescentes se situem pessoalmente, expressando suas dificuldades, resistências, dúvidas, anseios e opiniões, favorecendo a construção de um saber compartilhado.
Refletir sobre DSTs, e gravidez na adolescência. Além de problematizar os motivos envolvidos na ausência/ presença de prevenção.
- Falar sobre os métodos contraceptivos, informando os oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Unidade de Saúde que é referência à escola.
- Priorizar o trabalho articulado entre as disciplinas dando ênfase ao tema abordado
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Durante a Expedição Investigativa os educandos fizeram registros em uma ficha, logo após a palestra socializamos as anotações e realizamos a escolha do tema, a turma se reuniu em grupos de 5 pessoas e cada grupo compartilhou com os demais o tema de seu interesse. Por meio dessa iniciativa, os alunos em consenso decidiram por meio de uma votação mediada, qual tema seria relevante priorizarmos no momento, dessa forma surge o projeto: Sexualidade.