Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A HISTÓRIA QUE CURA Gostei do modo em que a professora trabalhou conosco, foi muito interessante a realização desse projeto, despertou em mim um interesse em participar e pesquisar sobre os remédios, o resgate das culturas antigas de nossos pais, avós, da maneira simples, porém útil. Quando apresentamos o projeto, pude expor um dos xaropes que minha mãe sempre fazia pra mim e para meus irmãos quando ficávamos gripados, feito apenas com cebola e açúcar, mas com um resultado eficaz.
GABRIELA MENDONÇA OLIVEIRA | aluno(a)
O projeto A História que cura foi muito bom, pois acompanhei minha filha Gabriela e percebi o interesse dela, pesquisando sobre as plantas e remédios caseiros. O mais legal foi quando ela pediu para que eu ensinasse pra ela fazer o xarope de cebola que eu dava para ela e os irmãos quando eram crianças.
MARIA DE LOURDES CAVALCANTE CASADO | responsável
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada através de uma pesquisa com os familiares dos educandos, no intuito de que os alunos pudessem conhecer um pouco da história, valorizar as expressões folclóricas, como forma de preservação do conhecimento popular e resgatar a identidade cultural, integrando as diversidades das áreas de estudo e aproveitando as experiências da família e da comunidade.

Objetivos

Interessar-se pelo conhecimento das plantas, sementes, raízes, folhas, caules; Permitir que a experiência seja compartilhada, buscando melhorar a qualidade de vida e preservando a saúde.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias dos Alunos

Articulação com o currículo

História- Despertar o interesse pelo conhecimento das plantas.
-Reconhecer a importância das plantas medicinais.
-Conhecer através de pesquisas, conversa com pessoas mais idosas as plantas medicinais e suas utilidades.
-Expressão escrita e leitura
- Ortografia e construção de texto
- Experiências e observações; poesias; historias; etiquetas; listas linguagem oral; receitas; desenho livre; recorte e colagem; confecção de painéis; técnicas para a secagem de folhas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a Expedição Investigativa a turma se reuniu para análise do material recolhido, onde os mesmos debateram sobre a relevância do assunto em questão e a partir do consenso do grupo. Depois disso, de forma democrática, pedimos para que eles elegessem um tema para ser desenvolvido o projeto, e dentre muito sugeridos e por meio de votação chegamos a UMA HISTÓRIA QUE CURA.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA IDALINA DE FARIAS

Diretor
GILMAR COSME DE SOUZA ROSA

Turma
2º Ano A, B, 3° A, B e 2 EJA: TURMAS INTEGRADAS

Número de alunos
126

Educadores
ELIANE DE ARRUDA

Estado
Mato Grosso

Município
Nortelândia

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NORTELANDIA

Apoiadores
Papelaria Pinóquio, Gráfica Primavera

Assessoria Pedagógica
JUSSARA CRISTINA MAYER CERON
Um dos maiores prazeres da vida é saber que a família é a base das nossas histórias, o aconchego a fortaleza e a sabedoria. Uma história que cura não veio somente para sabermos como são feitos aqueles remedinhos caseiros que a mamãe e a vovó fazem quando temos alguma dor, resgatar os laços familiares, buscar naquele livro de receita antigo empoeirado, que entre as folhas amarelas exala sabedoria.
ELIANE DE ARRUDA | Professor(a)