Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

COOPERATIVA ESCOLAR BROTANDO DA TERRA "O que me levou a querer ser presidente da cooperativa foi a minha facilidade na oratória e por querer aprender sobre liderança e empreendedorismo. Liderança foi uma coisa que aprendi muito, talvez eu possa ser uma líder no futuro, uma política, ou líder aqui, presidente da comunidade."
Dienifer Franciele Raenke - presidente da Cooperativa Escolar Brotando da Terra. | aluno(a)
Expedição Investigativa

A implantação da cooperativa escolar, que é um projeto permanente, surgiu através da manifestação do desejo da EMEF Guararapes de querer, através do Programa A União Faz a Vida, vivenciar com seus estudantes, suas famílias e comunidade práticas do cooperativismo, mostrando que o jovem pode ser articulador, líder e protagonista da sua história e do lugar que convive.

Objetivos

Oportunizar aos jovens uma experiência formativa, onde possam vivenciar os princípios e valores do cooperativismo, baseados sempre na justiça social, solidariedade, participação, igualdade, autonomia e que tenham o olhar voltado ao desenvolvimento sustentável da comunidade a que pertencem, desenvolvendo assim cidadãos com potenciais para no futuro se tornarem nossos gestores, empreendedores cooperativistas e líderes comunitários atuantes.

Comunidade de Aprendizagem

É constituída de alunos associados, matriculados do 6º ao 9º Ano da EMEF Guararapes, que confeccionam, calculam custo/produção, trabalham o marketing, potencializam consumidores e comercializam seus objetos de aprendizagem: cestos de palha de milho, bolachas decoradas e mudas de flores e hortaliças como forma de administrar e conduzir da melhor forma o projeto. Se envolvem também em atividades de cunho social, pedagógico, esportivo e cultural da escola e comunidade.

Articulação com o currículo

A Cooperativa Escolar Brotando da Terra é uma associação de estudantes com fins educativos. Um laboratório de aprendizagem constante através da construção de atas de reuniões e assembleias, manuseio do livro caixa, condução de reuniões, preparação de pauta, oratória, vivências cooperativistas e de liderança, história do cooperativismo, boas práticas e outras demandas. A Cooperativa Escolar vem de encontro com o Projeto Político Pedagógico da escola que busca formar cidadãos participantes e ativamente críticos dentro da sua comunidade, capazes de reivindicar seus direitos, mas que sejam conscientes dos seus deveres. Pessoas que busquem a paz, desejosos do amor ao próximo e que possam contribuir para a transformação social. Desejamos uma escola que abrace a comunidade, debata problemas de interesse coletivo e tenha um ambiente onde prevaleça o diálogo, o respeito, a compreensão, a cooperação e a tolerância.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Realizam assembleia geral ordinária, onde deliberam sobre questões estatutárias, prestação de contas e eleição dos conselhos administrativos e fiscais, onde todo associado pode votar e ser votado através de chapas inscritas. Também realizam reuniões mensais dos conselhos para deliberarem sobre o andamento da cooperativa, melhores maneiras de conduzirem os trabalhos e participação/organização em eventos.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GUARARAPES

Diretor
LILIAN CARVALHO

Turma
Anos finais do Ensino Fundamental

Número de alunos
40

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sinimbu

Cooperativa
SICREDI VALE DO RIO PARDO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SINIMBU

Apoiadores
PREFEITURA MUNICIPAL - SMECT - CRAS - SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE SANTA CRUZ DO SUL - ENTIDADES LOCAIS

Assessoria Pedagógica
EVERALDO MARINI - FABIANA BARTHOLOMAY - MARCO ANTONIO DA ROCHA
"Com certeza os jovens cooperados da Brotando da Terra serão pessoas melhores com o mundo. Pois de fato vivenciam experiências de ajuda mútua e do esforço coletivo. Suas experiências contribuirão para o futuro do jovem no campo e a certeza de que podemos produzir, tornar as propriedades rentáveis, nos envolver com nossas comunidades e ser pessoas felizes e muito felizes no meio rural."
Lilian Carvalho - diretora da escola e orientadora da Cooperativa Escolar Brotando da Terra. | Professor(a)

Repercussão na mídia

Destaque especial na Revista dos 10 Anos do Programa A União Faz a Vida na Vale do Rio Pardo. Homenagem pela Menção Honrosa recebida no Prêmio do 4º Concred Verde - que destaca ideias inovadoras para mudar o mundo. A Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo concorreu com o tema BROTA DA TERRA MAIS UMA COOPERATIVA ESCOLAR e o projeto ficou entre os seis melhores da categoria Harmonia Social, que destaca iniciativas com atuação voltadas ao interesse pela comunidade.