COOPERATIVA ESCOLAR BROTANDO DA TERRA
“ "O que me levou a querer ser presidente da cooperativa foi a minha facilidade na oratória e por querer aprender sobre liderança e empreendedorismo. Liderança foi uma coisa que aprendi muito, talvez eu possa ser uma líder no futuro, uma política, ou líder aqui, presidente da comunidade."
Dienifer Franciele Raenke - presidente da Cooperativa Escolar Brotando da Terra. | aluno(a)
Expedição Investigativa
A implantação da cooperativa escolar, que é um projeto permanente, surgiu através da manifestação do desejo da EMEF Guararapes de querer, através do Programa A União Faz a Vida, vivenciar com seus estudantes, suas famílias e comunidade práticas do cooperativismo, mostrando que o jovem pode ser articulador, líder e protagonista da sua história e do lugar que convive.
Objetivos
Oportunizar aos jovens uma experiência formativa, onde possam vivenciar os princípios e valores do cooperativismo, baseados sempre na justiça social, solidariedade, participação, igualdade, autonomia e que tenham o olhar voltado ao desenvolvimento sustentável da comunidade a que pertencem, desenvolvendo assim cidadãos com potenciais para no futuro se tornarem nossos gestores, empreendedores cooperativistas e líderes comunitários atuantes.
Comunidade de Aprendizagem
É constituída de alunos associados, matriculados do 6º ao 9º Ano da EMEF Guararapes, que confeccionam, calculam custo/produção, trabalham o marketing, potencializam consumidores e comercializam seus objetos de aprendizagem: cestos de palha de milho, bolachas decoradas e mudas de flores e hortaliças como forma de administrar e conduzir da melhor forma o projeto. Se envolvem também em atividades de cunho social, pedagógico, esportivo e cultural da escola e comunidade.
Articulação com o currículo
A Cooperativa Escolar Brotando da Terra é uma associação de estudantes com fins educativos. Um laboratório de aprendizagem constante através da construção de atas de reuniões e assembleias, manuseio do livro caixa, condução de reuniões, preparação de pauta, oratória, vivências cooperativistas e de liderança, história do cooperativismo, boas práticas e outras demandas. A Cooperativa Escolar vem de encontro com o Projeto Político Pedagógico da escola que busca formar cidadãos participantes e ativamente críticos dentro da sua comunidade, capazes de reivindicar seus direitos, mas que sejam conscientes dos seus deveres. Pessoas que busquem a paz, desejosos do amor ao próximo e que possam contribuir para a transformação social. Desejamos uma escola que abrace a comunidade, debata problemas de interesse coletivo e tenha um ambiente onde prevaleça o diálogo, o respeito, a compreensão, a cooperação e a tolerância.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Realizam assembleia geral ordinária, onde deliberam sobre questões estatutárias, prestação de contas e eleição dos conselhos administrativos e fiscais, onde todo associado pode votar e ser votado através de chapas inscritas. Também realizam reuniões mensais dos conselhos para deliberarem sobre o andamento da cooperativa, melhores maneiras de conduzirem os trabalhos e participação/organização em eventos.