Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

ESCOLA ESPAÇO PARA DESCOBERTAS Fiquei impressionada com o entusiasmo do meu filho que chegava em casa, e sempre nos trazia uma novidade e um novo aprendizado. "Buraco" foi o tema que possibilitou às crianças a começarem a desenvolver o espirito investigativo, à responsabilidade, à expressão, aos cuidados na nossa casa, ao uso consciente da água, enfim estão aprendendo sempre.
Elizangela da Cruz Miranda | responsável
Expedição Investigativa

Fomos passear pelo jardim da escola e explorar o ambiente, quando encontramos um buraco grande onde as crianças ficaram assustadas e questionaram quem poderia ter feito aquele buraco. Observaram e viram pegadas diferentes por perto e queriam descobrir qual animal estava andando pela nossa escola. As crianças descobriram que eram os funcionários do SAAE-Serviço Autônomo de Agua e Esgoto que tinham feito.

Objetivos

Proporcionar as crianças maior conhecimento sobre o ambiente escolar, por meio da ludicidade que envolve o mundo infantil oferecendo um ambiente dinâmico, criativo e desafiador.

Comunidade de Aprendizagem

Pesquisa com os pais e socialização sobre os animais que fazem buracos.
Entrevista com a zeladora da escola, questionando se havia visto quem fez o buraco; entrevista com funcionário do SAAE, parceria da Cooperativa Cheiro da Terra que nos ensinou a construir a horta, fazer buraquinhos para o plantio e doação as mudas e participação dos pais na plantação das hortaliças.

Articulação com o currículo

Português: pesquisa, texto coletivo, painéis.
Matemática: contagem, medidas, comparações, grandezas, gráficos
Natureza e Sociedade: exploração do meio escolar, vídeos de animais que fazem buracos, construção de uma horta, doenças, zelo pelo ambiente escolar. Artes: registros através de desenhos, ilustração do texto coletivo
Movimento: caminhadas pela escola, imitar os animais.
Música: relacionadas aos animais explorados
Identidade e autonomia: expressão na roda da conversa, levantamento de hipótese, descoberta dos buracos do nosso corpo, escolha da Mascote da nossa turma: A Joaninha.


Ficha Técnica
Escola
CEMEI MARIA STELLA DE CARVALHO LACOMBE

Turma
PRÉ I B

Número de alunos
19

Educadores
ALZIRA DIAS

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

Apoiadores
CHEIRO DA TERRA

Nós educadores precisamos sempre oportunizar experiências que permitam
às nossas crianças aprenderem sobre coisas, natureza, pessoas, hábitos e os costumes, aprendam a falar, aprendam a pensar e se assim a formarem pessoas curiosas, interessadas, solidárias, felizes e inteligentes. Por isso devemos estimular esse convívio no espaço escolar.