Eu e meu meio
Expedição Investigativa
No primeiro momento a pesquisa se deu em livros, revistas, materiais que forneçam informações sobre o assunto, na escola. Fizemos e continuamos fazendo isto através de leituras, registros (desenhos, bonecos, construção de casa com papelão...)
Objetivos
Oportunizar aos alunos um maior contato com sua identidade, sua vida e tudo que faz parte dela, valorizando assim sua maneira de ser e viver em sociedade.
Comunidade de Aprendizagem
Os envolvidos no projeto são: alunos, professores, comunidade escolar em geral, as famílias.
Todos que de uma forma ou outra são responsáveis pelo cuidado e bem estar destes pequenos.
Articulação com o currículo
PORTUGUÊS: leituras e interpretação de pequenos textos e diferentes gêneros textuais; produção escrita, coletiva e individual para os que já conseguem fazer;
MATEMÁTICA: medidas através do corpo; números (quantificação); cores; formas;
GEOGRAFIA: espaços (escola, casa, rua, cidade...); cuidados com meu meio;
CIÊNCIAS: higiene, cuidados importantes com meu corpo;
HISTÓRIA: Eu e minha família; diferentes espaços de vivências;
MOVIMENTO: expressão corporal, identificação das partes do corpo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A turma veio apresentando a necessidade de intensificar o trabalho e a aprendizagem com a identidade, de se conhecer melhor, dos cuidados que temos que ter com o meio em que vivemos, explorando assim os diferentes meios possíveis de vivencia.