Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
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Projeto

APRENDENDO A ECONOMIZAR DESDE PEQUENOS Eu gostei muito desse projeto, nós fizemos um cofrinho
com ajuda dos nossos pais em casa, fomos num mercadinho
conhecer como funcionava, nós aprendemos como utilizar
o dinheiro lá no mercado, também fomos para Mercedes
conhecer a Cooperativa Sicredi por dentro e
ganhamos um cofrinho lá, foi muito legal.
Franciele Vitória Palma | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu com uma visita dos alunos
ao comércio local próximo à escola, no mercado Beira Lago, para
observar o seu funcionamento.

Objetivos

Explorar diferentes instrumentos e unidades de medida, seu uso social
e diversas relações entre si, favorecendo a conscientização do
bom uso dos recursos financeiros. Trabalhar o conceito de economia.

Comunidade de Aprendizagem

Visita ao Sicredi do Município, onde os alunos puderam entender
o seu funcionamento, compreender quais os serviços prestados,
perceber o envolvimento do sistema monetário em todos os
serviços, bem como identificar a importância de atitudes no cotidiano
que possam contribuir diretamente na economia dentro do contexto
familiar. Outra comunidade de aprendizagem foi com a família,
os pais realizaram a confecção de cofrinhos com os seus filhos.

Articulação com o currículo

Matemática: quatro operações, sistema monetário e a utilização
do dinheiro, consumo e economia. Português: oralidade,
leitura, escrita e produção textual. Artes: produção de cartaz.
Geografia: conhecimento dos espaços.


Ficha Técnica
Escola
Escola Caetano Munhoz da Rocha e Escola José de Alencar

Diretor
Claudia Wyden

Turma
2º, 3º, 4º e 5º anos

Número de alunos
52

Educadores
Patricia Vermohlen

Estado
Paraná

Município
Mercedes

Cooperativa
SICREDI ALIANÇA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MERCEDES - PR

Apoiadores
Cooperativa Sicredi, comércio local e pais dos alunos

Assessoria Pedagógica
Cristiane Maccari Somacall
Através deste projeto pudemos observar que as crianças
envolvidas tinham dificuldade com o reconhecimento das
cédulas do sistema monetário brasileiro, e dificuldades na
hora de pagar ou receber troco, também em economizar.
Após as atividades pudemos observar que as dificuldades
diminuíram, alcançando os objetivos do projeto.
Patricia Vermohlen | Professor(a)