Voando com as Borboletas
Expedição Investigativa
Os alunos foram convidados a fazer um passeio curioso ao redor da escola para observarr que bichinhos passeiam na escola
Objetivos
Despertar a curiosidade dos alunos a respeito das borboletas, identificando as diferentes espécies, seu habitat e seus costumes.
Comunidade de Aprendizagem
Professores
Articulação com o currículo
Artes visuais: Pintura e Recorte: colorindo borboletas utilizando as diferentes cores; desenhar e recortar asas de borboletas;
Dobraduras: fazer dobraduras para formar a borboleta;
Colagem: com garrafas pet, confeccionar uma borboleta de brinquedo; confeccionar um painel de borboletas dedoches;
Montagem: confecção de quebra-cabeças a partir dos desenhos e recortes das borboletas; montagem da borboleta com rolinho de papel;
Movimento e Motricidade: fazer bolinhas de papel crepon de diversas cores e colar no desenho da borboleta;
Identidade e Autonomia: apresentação dos alunos com fantasias de borboletas no evento da escola;
Linguagem Oral: leitura e dramatização das histórias;
Matemática: identificar as diferentes cores dos lápis para colorir as borboletas; identificar a quantidade de palitos na construção do móblile, números
Natureza e Sociedade: discussão sobre o ciclo de vida das borboletas, meio ambiente e como vivem as borboletas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Quando os alunos voltaram pra a sala d eaula, na roda de conversa surgiu:
- tem borboletas azuis;
- são várias borboletas;
- tem muitos animais aqui na escola;
- vmosi muitas borboletas pequenas;
-também vimos borboletas vermelhas e amarelas.
Os alunos queriam aprender sobre as borboletas