Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A joaninha
Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu a partir da leitura deleite da história: O que cabe em um livro. A história apresenta vários elementos do cotidiano das crianças,e, a professora aproveitou para explorar de forma contextualizada diferentes estratégias.

Objetivos

Desenvolver o gosto pela leitura,oportunizando a interpretação e a produção das crianças.

Comunidade de Aprendizagem

Sonia Zavalhia

Articulação com o currículo

A articulação curricular ocorreu através da Área de Linguagem, que após a escolha do tema, estabeleceu um diálogo com a Área de Ciências da Natureza, fortalecendo a aprendizagem das crianças de forma significativa e autônoma.
O projeto garantiu os direitos de aprendizagem na área de Linguagem e de Ciências, destacando:
a) compreensão de textos orais e escritos;
b) valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos
criados pela literatura e possibilidade de fruição estética;
c) compreensão da vida e das características da joaninha.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa, construindo a escolha do tema de forma coletiva, através de uma roda de conversa que oportunizou a indicação de temas e, posteriormente a decisão pelo de maior incidência e interesse das crianças.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Pequeno Príncipe

Diretor
Sonia Zavalhia

Turma
2ª ano F

Número de alunos
24

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Construir um projeto com a participação das crianças é muito gratificante, principalmente quando se percebe que elas querem aprender, que elas falam sobre o projeto e, que elas aprendem de forma significativa.
Silvania Luiza Valardão | Professor(a)