A joaninha
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu a partir da leitura deleite da história: O que cabe em um livro. A história apresenta vários elementos do cotidiano das crianças,e, a professora aproveitou para explorar de forma contextualizada diferentes estratégias.
Objetivos
Desenvolver o gosto pela leitura,oportunizando a interpretação e a produção das crianças.
Comunidade de Aprendizagem
Sonia Zavalhia
Articulação com o currículo
A articulação curricular ocorreu através da Área de Linguagem, que após a escolha do tema, estabeleceu um diálogo com a Área de Ciências da Natureza, fortalecendo a aprendizagem das crianças de forma significativa e autônoma.
O projeto garantiu os direitos de aprendizagem na área de Linguagem e de Ciências, destacando:
a) compreensão de textos orais e escritos;
b) valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos
criados pela literatura e possibilidade de fruição estética;
c) compreensão da vida e das características da joaninha.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa, construindo a escolha do tema de forma coletiva, através de uma roda de conversa que oportunizou a indicação de temas e, posteriormente a decisão pelo de maior incidência e interesse das crianças.