Economizando com blocos
“ Com o projeto pude ver que é mais econômico e rápido fazer construções com blocos de cimento do que de maneira convencional. Aprendemos muito realizando a expedição investigativa, principalmente com as explicações dos proprietários da fábrica.
Matheus Rodrigues Kosler | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no dia 08 do mês de junho de 2016 na fábrica de blocos de cimento, onde os alunos puderam observar o processo de fabricação desde o uso da matéria prima até o produto pronto para o comércio. Na ocasião foi explicado para as crianças como os blocos são colocados comparou-se o tamanho do bloco com o tamanho de um tijolo convencional e os custos do metro quadrado entre ambos.
Objetivos
Reconhecer as vantagens do uso de blocos de cimento numa construção e a redução de custos.
Comunidade de Aprendizagem
Convidamos um pedreiro que explicou para os alunos os custos de uma construção feita com blocos e de uma construção convencional com tijolos, massa, ferro, cimento, areia, reboco, entre outros.
Articulação com o currículo
Português: Produção de textos, gramática, gêneros, número e graus. Ciências: Matéria-prima, preservação do meio ambiente. Cuidados com os trabalhadores, equipamentos de segurança no trabalho. Matemática: medidas de cumprimento e área, sistema monetário, medidas de tempo., medidas de massa, metro quadrado, operações de multiplicação, adição, subtração e divisão. Geografia: espaço, solos. Limites, impacto ambiental, transformação de espaços; Historia: pesquisar a historia das primeiras casas e a evolução que as construções foram sofrendo.