A MÚSICA NA ESCOLA: BRINCAR, CANTAR E APRENDER
“ O projeto proporcionou ao meu filho uma aprendizagem divertida e
atraente. O interesse dele aumentou, desenvolvendo assim sua atenção e
concentração. Também observei seu desenvolvimento maior na oralidade,
respeito em dividir brinquedos com outras crianças! Ótimo projeto.
Elisane Althaus Henrichsen | responsável
Expedição Investigativa
Foi realizada no ambiente escolar, em que os alunos puderam explorar
instrumentos musicais da bandinha escolar, e assim conhecer e aprender
diferentes ritmos e como manusear os instrumentos. Percebeu-se
o grande interesse que os alunos apresentaram em conhecer novas
músicas e diferentes sons, cantando e aprendendo com isso.
Objetivos
Proporcionar o desenvolvimento musical dos alunos, valorizando o
prazer pela música e resgatando a autoestima como elemento essencial
para o desenvolvimento integral da criança.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto teve a participação da professora de música Renati Grützmann,
da Casa da Cultura do município, que contribuiu muito para
abrilhantar esse projeto. Com ela os alunos puderam aprender diversos
toques, sons musicais e cantar muitas músicas. Os alunos
também fizeram uma visita à Casa da Cultura para assistir à programação
da semana cultural. Os alunos produziram e confeccionaram
instrumentos musicais, para compartilhar com a família momentos
agradáveis por meio da música.
Articulação com o currículo
Eixo identidade e autonomia: conhecimento do próprio corpo e
configuração da imagem de si mesmo e das diferentes sensações e
ritmos que produz. Eixo corpo e movimento: condutas motoras de
base, percepção visual e auditiva, ritmo próprio e tempo adequado
dos sons, brincadeiras de roda, músicas infantis, sons e movimento.
Eixo intercomunicações e linguagens: articulação de sons e palavras,
ampliação do vocabulário, usos e funções dos gestos. Eixo
noções de lógica matemática: noções de direção e sentido e medidas
de tempo.