Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A arte que abraça Essa atividade foi uma coisa que eu sempre quis experimentar, por que sempre tive muita curiosidade e vontade de pintar uma tela. Sempre gostei de pintar e desenhar, mas nunca tinha pintado uma tela. Achei muito legal a experiência de irmos num Atelier para fazer esse trabalho. Foi muito legal!!
Thuyse Gabriela Franzmann Vorpagel | aluno(a)
Expedição Investigativa

Visitamos a escola Jean Piaget na qual há uma arte no muro com o estilo do Romero Brito. Lá a professora explicou que os motivos que levaram os alunos da escola a pintar os muros com tais obras foi porque traziam alegria e diversão. Posteriormente, puderam conhecer obras de artes produzidas por vários pintores e com estilos diferentes. Os alunos foram instigados a perceberem suas emoções em relação à arte e também produziram sua arte.

Objetivos

Compreender o papel da arte no estimulo à emoções.

Comunidade de Aprendizagem

Observação de vários estilos de obras de arte. Estudo de cores, formas e estilos de alguns pintores. Seleção de obras que transmitiam sensações e sentimentos. Compreender quais sentimentos podem ser percebidos e sentidos através de uma obra de arte. Depois de selecionada várias obras de arte de Romero Brito cada aluno escolheu a que mais lhe transmitiu emoções e as mesmas foram reproduzidas em telas pelos próprios alunos em uma aula de pintura no Atelier Tintas Rondon.

Articulação com o currículo

Português: artigo de opinião.
Matemática: geometria e estudo dos ângulos.
Artes: estilos e características do pintor


Ficha Técnica
Escola
Colégio Luterano Rui Barbosa

Diretor
Emerson Oditer Zielke

Turma
5° ano - A e B

Número de alunos
37

Educadores
Cheila Tatiane Behling Kemper e Rosângela Trapp Zielke

Estado
Paraná

Município
Marechal Cândido Rondon

Cooperativa
SICREDI ALIANÇA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DA AVENIDA MARIPA

Apoiadores
Atelier Tintas Rondon

Assessoria Pedagógica
Felipe José Schmidt
Foi notável o envolvimento dos alunos e muito revelador, pois percebemos vários alunos que se destacaram e se revelaram de diversas maneiras no momento de suas produções. Escolha de cores próprias, uma concentração e interesse muito grande no que estavam fazendo.
Cheila Tatiane Behling Kemper | Professor(a)