Anta Gorda sob o olhar de uma criança
Expedição Investigativa
A expedição investigativa surgiu da curiosidade que se evidenciou em um passeio pela cidade de “trem” durante a FESTLEITE que ao passar pela praça os alunos avistaram o animal que se encontra no monumento da praça a “Anta. A expedição foi realizada para observar os pontos mais importantes da cidades: Monumento, a Igreja, a Prefeitura, a Biblioteca Municipal, o correio, indústria de refrigerante, Arroio Zeferino, fábrica de calçados e Secretaria do Meio Ambiente.
Objetivos
- Promover aos alunos o conhecimento das características que definem o município em que a criança vive;
Comunidade de Aprendizagem
Gráfica para realização do álbum de figurinhas, pais dos alunos da turma envolvida através da “Caixa de Memórias Itinerante” Cada semana uma criança levava para casa e explorava o conteúdo em família. Em roda de conversa, os alunos relataram como foi conhecer a Caixa de Memórias com suas famílias.
Articulação com o currículo
- Linguagem oral e escrita: História da origem do nome do nosso município;
- Natureza e sociedade: Animais domésticos e selvagens(Anta), Curiosidades e conhecimento sobre a Anta; Animais em extinção que se encontram nas cédulas do REAL; mapa do município; Google maps; Viagem pela cidade; matéria prima do calçado-couro, de onde vem o couro; lixo e reciclagem; diferentes tipos de peixes; Meios de comunicação e transporte;
- Matemática: Número da casa onde moro; Contar o número de letras de “Anta Gorda”: Números de prefeitos que Anta Gorda já teve; Sistema Monetário; Número do calçado; gráfico do número do calçado dos pés;formas geométricas da bandeira do município.
- Movimento:
- Música: Hino de Anta Gorda; Coleção pequenos cantores de Anta Gorda, músicas de relaxamento (música clássica)e cantigas.
- Artes visuais