Brinquedos e Brincadeiras Esquecidas
Expedição Investigativa
No recorrer do segundo bimestre quando trabalhávamos um projeto da Editora Positivo VOE ALTO COM A LITERATURA, despertou nos alunos um enorme interesse em buscar e aprender mais brincadeiras antigas. Levaram para suas casas uma entrevista a qual realizaram com seus pais e confeccionaram alguns brinquedos prediletos de sua época, em família tiveram a oportunidade de brincar com seus pais resgatando um pouco da infância de cada um.
Objetivos
Possibilitar a criança uma vivência lúdica criativa e estimular o resgate de valores, resgatando brinquedos e brincadeiras que os pais brincavam e ensinavam seus filhos no passado, trazendo a oportunidade da família estar mais envolvida com o afetivo e cognitivo da criança.
Comunidade de Aprendizagem
As ações desenvolvidas no decorrer do projeto contaram com o apoio de alunos, pais, avós, funcionários da escola.
Articulação com o currículo
Artes: oficinas para confeccionar
- Telefone sem fio.
- Boneca de pano.
- Carrinho de jornal.
- Bilboquê.
- Pião.
- Bola de meia.
- Peteca.
- Barquinho de papel.
- Assobio de canudinho.
- Avião de papel.
- ioiô
- Amarelinha.
Música: Ado leta, Ciranda, seu Lobato, dona Aranha, etc.
Matemática: quantidade pouco muito, peso leve ou pesado, gráficos, medida pequeno grande, formas geométricas (circulo, quadrado, esfera, cubo, triangulo, adição e subtração.
História: resgatando a história da infância de seus pais, compartilhar com os colegas as brincadeiras de seus pais, como era feito os brinquedos antigos, como essas crianças brincavam.
Educação física: pega-pega, alerta, peteca, bambolê, corda, bola de meia, bola, cobra sega, morto vivo, pião, etc.