Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
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Projeto

Adubo da Inteligência Gostei muito porque a gente aprendeu que quando a gente põe adubo na terra a planta nasce, cresce e a gente pode comer.
Rafaela Vitória Silva Geanini | aluno(a)
Expedição Investigativa

Organizamos um piquenique na praça Jesus Maria, na cidade de Pompeia-SP. Os alunos foram estimulados a observarem o lixo orgânico produzido durante o piquenique. Realizamos indagações acerca do que fazer com o desperdício gerado. Houve muitas sugestões de aproveitamento, que foram listados pelos alunos e, em seguida, sistematizado em sala de aula.

Objetivos

Reduzir o desperdício de alimentos. Destinar de modo ambientalmente correto os resíduos sólidos orgânicos gerados nas atividades relacionadas ao preparo dos alimentos e consumo das refeições, transformando-os em adubo.

Comunidade de Aprendizagem

Pais e vizinhos são convidados para compartilharem suas ações em relação aos resíduos de alimentos produzidos em suas residências; Palestra com a bióloga Rivânia Bertoldo Gonçalves sobre lixo orgânico;
Pais e comunidade foram convidados para ensinar e aprender receitas que reaproveitam partes de alimentos que geralmente descartamos, como por exemplo: bolacha de nata, chá de casca de abacaxi, bolo de casca de abóbora.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: listas, cartazes, localização de palavras, entrevista, leitura de textos informativos, roda de conversa, escrita coletiva, palestras, pesquisa, bilhete, filme, jogos de alfabetização.
Matemática: tabelas e gráficos, instrumentos de medida, situação-problema, jogos interativos;
Ciências: transformação de lixo orgânico em adubo e plantio de vegetais.


Ficha Técnica
Escola
EMEF de Pompeia

Turma
1º anos A e B

Número de alunos
35

Educadores
Cassandra Mara Pinheiro e Rosana Hilsdorf Silva

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

O trabalho permite extrapolar os muros da escola, buscando na comunidade conhecimentos para a solução de problemas. Através do projeto, os alunos assumem postura de pequenos construtores do futuro, que em meio a tantas dúvidas e curiosidades, conseguem ser protagonistas de suas aprendizagens.