Classificação: cooperação
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Uma escola melhor, uma escola feliz Participar desse projeto foi muito especial para mim, porque eu aprendi muito sobre como tratar meus amigos na escola."
Mateus Rafael Toffani de Oliveira | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição foi realizada nas áreas externas da escola onde todos os alunos se encontram durante os intervalos e na biblioteca pública municipal. A cada dia, uma turma diferente saia pelos espaços da escola (pátio coberto, pátio aberto, quadra, corredor de acesso às salas de aula) e fora da escola (Biblioteca Municipal) observando o comportamento das crianças/pessoas nesses locais.

Objetivos

Identificar como se dá a relação das crianças entre si, com os funcionários e com o espaço escolar e buscar maneiras de melhorar essa convivência e o espaço em que ela se dá.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto contou com o apoio da biblioteca pública municipal, através de contação de história com fantoches sobre respeito à diversidade.
Contou também com palestra informativa sobre respeito às diferenças com psicóloga do município.

Articulação com o currículo

Temas transversais: Ética, Cidadania e Respeito às diferenças.
Geografia: Espaços de convivência.
Língua Portuguesa: Leitura e produção de regras


Ficha Técnica
Escola
EMEFI Prof Darcy Aparecida Buranello Marin

Turma
1º, 2º, 3º, 4º e 5º Anos

Número de alunos
263

Educadores
Ana Maria da Silva Moreira Claudia Perin Trajano de Araújo Dalva Aparecida Dinardi Pereira Guilherme Souza Teixeira Maria Suzana Leite Faria Correa Renata Carvalho dos Santos Ferreira Rosa Maria Cervigni Sorroche e Rosângela Aparecida Cardoso Galdino

Estado
São Paulo

Município
Penápolis

Cooperativa
SICREDI ALTA NOROESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PENAPOLIS SP

A metodologia de projetos permite que o aluno assuma seu papel de protagonista dentro da escola de forma prazerosa e crítica, levando a criança a adquirir com maior leveza sua parcela de responsabilidade dentro do processo de aprendizagem.