Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS O projeto que está sendo realizado no CMEI, que minha filha frequenta, é muito importante, pois valoriza as brincadeiras infantis, que fazem parte fundamental do desenvolvimento das crianças. Eu e minha filha gostamos muito do projeto e ela mostra-se empolgada e cheia de
novos aprendizados, adquiridos por meio deste belo trabalho
Ana Cláudia Knoor, | responsável
Expedição Investigativa

O mundo das crianças é brincar, elas fazem isto a todo o momento,
de várias formas; sendo assim, fizemos uma lista no quadro com os nomes dos brinquedos e brincadeiras que as crianças mais gostam. Surgiram brincadeiras bem interessantes mostradas pela professora em fotos.

Objetivos

Conhecer brinquedos e brincadeiras de todas as formas, modelos, movimentos, tamanhos para que a criança amplie ainda mais seu mundo lúdico e infantil.

Comunidade de Aprendizagem

Fazendo socialização com as outras turmas do CMEI e convidando os pais para trazer brincadeiras de infância

Articulação com o currículo

Músicas-brincadeiras e jogos que envolvem músicas. Arte: Pintura, colagem, fantoches, rasgar e confeccionar brinquedos. Movimento: Gestos, dança, pular, correr e imitar. Linguagem oral e escrita: histórias, brincadeiras livro integrado. Matemática: noções de cores, contar, noções de tamanhos, alto/baixo, grande/pequeno e lateralidade. Natureza e sociedade: Respeito, conhecer as brincadeiras, resgatar brincadeiras (antigas e atuais), conhecer o corpo através dos jogos, socialização.


Ficha Técnica
Escola
Centro de Educação Infantil Professor Antônio Pedro Machado

Turma
Infantil II B

Número de alunos
25

Educadores
Gláucia Meri Silverio Ferlini e Mariana B. Favato

Estado
Paraná

Município
Santa Fé

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SANTA FÉ

Apoiadores
Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, funcionários do CMEI, pais e alunos.

Brincar é realmente imprescindível, brincando também se aprende, desenvolve o físico e o psíquico. As brincadeiras contribuem para a construção da personalidade da criança, colocando-a em contato com o
real, através de várias experiências.