Classificação: Esporte
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Jogos Ortilímpicos 2016 Foi muito bom ter feito parte deste projeto de sucesso. Pudemos conhecer pessoas e representar o Colégio SESI e o Programa A União Faz a Vida, ver a determinação no trabalho em equipe, o sorriso e a interação das crianças, que não vieram apenas para competir, mas também para explorar seus conhecimentos e desafiar a si mesmos.
Marjorie E|liza Maia Reis | aluno(a)
Expedição Investigativa

Pesquisa preliminar sobre os esportes praticados pela população ortigueirense. Visita dos alunos a duas escolas municipais para conhecer as aulas de Educação Física nas instituições. Eles notaram a necessidade de desenvolver um projeto que valorizasse outras modalidades, além do futebol.

Objetivos

Desenvolver o espírito esportivo, promover o cooperativismo e a integração entre as escolas e a inclusão social de alunos especiais, por meio de esportes.

Comunidade de Aprendizagem

Reunião com setores ligados a Educação e Esporte de escolas municipais e estaduais e APAEs, para apresentação do projeto e da cartilha elaborada pelos alunos sobre as modalidade de Atletismo, Tênis de Mesa, Vôlei e outros, para servir de suporte no preparo do evento e dos atletas. Todos ficaram muito animados e aderiram prontamente à iniciativa. O evento ocorreu nos dias 30/06 e 01/07 com participação de mais de 300 alunos, professores e pais.

Articulação com o currículo

Ciências Humanas e suas tecnologias: espaço urbano global e nacional, mundo contemporâneo e ciência política;
Linguagens e suas tecnologias: Jogos olímpicos individuais e coletivos, teoria da comunicação;
Matemática: trigonometria e geometria.


Ficha Técnica
Escola
Colégio SESI

Turma
1°, 2° e 3° Ano do Ensino Médio

Número de alunos
350

Educadores
Eder Pereira da Silva e Nilcilene Pereira dos Santos

Estado
Paraná

Município
Ortigueira

Cooperativa
SICREDI AGROEMPRESARIAL PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO ORTIGUEIRA

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Ortigueira, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Departamento de Esportes, Departamento da Cultura, Escolas Municipais, Escolas Estaduais e Apaes

Essa oficina foi de grande aprendizado para nossos alunos. A metodologia de projetos desperta para o conhecimento científico, mas também valoriza a cooperação, a união e o interesse por solucionar problemas da sociedade em geral. Cada detalhe foi emocionante: a entrada da tocha olímpica, as apresentações artísticas, e principalmente, as felicidades dos alunos da APAE, em participar de uma competição olímpica.

Repercussão na mídia

Revista Cooperar 2016
Jornal Local