Classificação: Alimentação
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
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Projeto

O Café Nosso de Cada Dia Gostei muito, pois aprendi coisas que nem sabia que existiam com aquelas máquinas.
João Victor Vilas Boas | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada ao redor da escola. A ideia era observarmos se existe algum dos produtos que fazem parte do café da manhã dos alunos, que podem ser plantados nas residências urbanas e serem utilizados no consumo das famílias.

Objetivos

Pesquisar o que os alunos comem e tomam diariamente no café da manhã.

Comunidade de Aprendizagem

Visita de campo à Cafeeira Boa Esperança, onde os alunos passaram uma tarde toda apreendendo e conhecendo todo o processo, do plantio do café até a industrialização (fruto da cafeeira, mudas de café, plantio do solo, café com botão, flores e fruto, colheita manual e mecanizada do café, processo de secagem, beneficiamento, torrefação e moagem do café, processo de industrialização e distribuição em mercados).

Articulação com o currículo

Ciências, Geografia e História: leitura e vídeos sobre a história do café, as primeiras mudas que chegaram ao Brasil, plantio, ciclo, industrialização e comercialização do café;
Língua Portuguesa: produção coletiva de texto;
Matemática: problemas e cálculos, envolvendo o assunto que os alunos vivenciaram na visita à Cafeeira Boa Esperança.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Bom Pastor

Turma
2° Ano B

Número de alunos
24

Educadores
Vânia Lopes de Araujo

Estado
Paraná

Município
Mandaguari

Cooperativa
SICREDI AGROEMPRESARIAL PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MANDAGUARI

Apoiadores
Sicredi Agroempresarial PR/SP, Café Boa Esperança e Fernando Lopes

O trabalho com projetos sempre traz bons resultados, pois aborda vários conteúdos, possibilitando o desenvolvimento amplo de conhecimentos, que transformam-se em atitudes. Neste trabalho isso foi notório, ao ouvir as crianças relatarem as etapas do desenvolvimento do café.

Repercussão na mídia

Revista Cooperar 2016