O Café Nosso de Cada Dia
“ Gostei muito, pois aprendi coisas que nem sabia que existiam com aquelas máquinas.
João Victor Vilas Boas | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada ao redor da escola. A ideia era observarmos se existe algum dos produtos que fazem parte do café da manhã dos alunos, que podem ser plantados nas residências urbanas e serem utilizados no consumo das famílias.
Objetivos
Pesquisar o que os alunos comem e tomam diariamente no café da manhã.
Comunidade de Aprendizagem
Visita de campo à Cafeeira Boa Esperança, onde os alunos passaram uma tarde toda apreendendo e conhecendo todo o processo, do plantio do café até a industrialização (fruto da cafeeira, mudas de café, plantio do solo, café com botão, flores e fruto, colheita manual e mecanizada do café, processo de secagem, beneficiamento, torrefação e moagem do café, processo de industrialização e distribuição em mercados).
Articulação com o currículo
Ciências, Geografia e História: leitura e vídeos sobre a história do café, as primeiras mudas que chegaram ao Brasil, plantio, ciclo, industrialização e comercialização do café;
Língua Portuguesa: produção coletiva de texto;
Matemática: problemas e cálculos, envolvendo o assunto que os alunos vivenciaram na visita à Cafeeira Boa Esperança.