Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O gato
Expedição Investigativa

Através da Expedição Investigativa realizada com o Vídeo _ " A galinha Pintadinha" _ as crianças demonstraram interesse pelo gato e, diante das estratégias sequenciais utilizadas pela professora, todas as demonstrações das crianças voltavam-se para o interesse indicado.

Objetivos

Explorar diferentes materiais, permitindo a realização de produções através de gestos, sons, traços, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, desenvolvendo a sensibilidade diante do que é visto, ouvido e sentido.

Comunidade de Aprendizagem

TDIS :
Marivete dos Santos
Cacia Fiorentin

Articulação com o currículo

O Projeto, até a etapa da Expedição Investigativa, tinha o intuito de trabalhar o Campo _ " Traços, sons, cores e imagens". Mas, a partir da escolha do tema, foi necessário aproximar essa intenção ao Campo: "espaços, tempos, quantidades, relações e transformações".
Para dinamizar o diálogo e o trabalho nesses campos, várias atividades foram realizadas e, as crianças protagonizaram na escola, liberando suas expressões e, vivenciando momentos de aprendizagem, liberdade e interação.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Com as evidências reveladas pelas crianças, por meio da gesticulação e da verbalização, a professora construiu uma lista com a indicação dos movimentos e expressões de cada criança durante a expedição Investigativa e, nesse sentido, o que mais chamou interesse foi o gato, motivo que levou a decisão mesmo como tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
EMEI Menino Jesus

Turma
Berçário

Número de alunos
18

Estado
Mato Grosso

Município
Canarana

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CANARANA

O Projeto nos ensino muito. Com as crianças nos divertimos e, entramos no mundo da fantasia, da imaginação e da alegria, aprendendo que os gatos são importantes na vida das pessoas. Achei muito interessante trabalhar com a metodologia do Programa a União Faz a Vida, principalmente porque aprendi a respeitar os interesses das crianças e, não definir tudo por elas.