Experimentando, descobrindo, brincando, investigando muitos saberes, aprendendo e imaginando o mundo
“ A Mostra foi muito legal, eu aprendi que a aranha grande tinha um bebê e que tinha boca de canudinho. 4, 6 ou 8 olhos. As outras crianças, das outras turmas, fizeram coisas bem diferentes e dava pra aprender
Luizzy Fidrigeski | aluno(a)
Expedição Investigativa
A investigação científica pode fazer parte da proposta da educação infantil, partindo de um projeto pedagógico/investigativo/cooperativo, envolvendo todos os professores, alunos e famílias?
Objetivos
Busca-se expressar a ousadia de inovar com um jeito diferente de ser escola, de Educação Infantil, com o intuito de redimensionar o tempo e o espaço escolar, realizando uma mostra científica para socialização de projetos desenvolvidos pelos alunos durante o ano.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos da escola, pais, professores, funcionários (funcionárias tiveram o desafio de criar um projeto por meio de expedição investigativa delas mesmas), comunidade de Dois Irmãos e municípios vizinhos
Articulação com o currículo
A Mostra Pedagógica/Científica foi pensada no início do primeiro semestre, numa reunião pedagógica com professores e equipe gestora, fundamentando sua realização em consonância com o planejamento por projetos de cunho cooperativo e investigativo já construído na escola. A Mostra articulou diversos itens do currículo, tais como:
Desenvolver capacidades ligadas à tomadas de decisões, à construção de regras, à cooperação, à solidariedade, ao diálogo, ao respeito a si mesmo e ao outro;
Ampliar o conhecimento de mundo, explorando características e propriedades de diferentes objetos e materiais;
Fazer descobertas, estabelecer relações, organizar o pensamento e o raciocínio, com base nas observações e experiências;
Promover o contato com o procedimento científico por meio da pesquisa e da observação;
Desenvolver as habilidades de falar e ouvir