A Química faz a Vida
“ Aprendemos com este projeto “A química faz a vida” que a química está em nossa vida e em nosso cotidiano como nas roupas e eletrônicos, etc... A importância das misturas e substâncias que compõem produtos que consumimos. Quanto à validade dos produtos, as substâncias que os conservam.
Foi um projeto muito bom para estudar e aprender sobre a química.
Gustavo Bahú Rodrigues e Lariele Barcelos Ribeiro | aluno(a)
Expedição Investigativa
A farmacêutica Ana Laura Gindri, responsável pelo laboratório de manipulação da farmácia Anafarm, foi até a escola para conversar com os alunos e explicar como procedem a fabricação de remédios, cremes, pomadas e outros. Destacou a questão socioeconômica, que estes produtos seguem medidas de dosagem e que para manipular requer de um estudo constante dos reagentes que serão utilizados para fabricarem os manipulados e também sua fiscalização rigorosa pelos órgãos responsáveis.
Objetivos
Auxiliar a formar o cidadão-aluno para sobreviver e atuar de forma responsável e comprometida nesta sociedade científico-tecnológica na qual a química aparece como relevante instrumento para investigação, produção de bens e desenvolvimento socioeconômico e que interfere diretamente no cotidiano das pessoas.
Comunidade de Aprendizagem
IFF de São Vicente do Sul;
”Fábrica da Felicidade” na Empresa CVI em Santa Maria/ RS
Articulação com o currículo
Ciências: identificar os elementos químicos que compõem os alimentos, bebidas, refrigerantes, e produtos em geral;
Língua Portuguesa: Leituras diversas, sinônimos antônimos-interpretação- formação das palavras;
Matemática: Potenciação e suas propriedades: potenciação de base 10 e notação científica;
Vocabulário e/ou textos referentes ao tema de cada projeto;
confecção de sabonetes artesanais e personalização da embalagem;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Realizou-se o processo de debate onde destacou-se os fatos relacionados com suas práticas diárias de suas vidas tais como: cosméticos, uso de anticoncepcionais, medicamentos. E que estes podem alterar o seu efeito e sua função no organismo. Decidiram então, realizar o projeto voltado em conhecermos os elementos químicos que aparecem nas fórmulas e a medida correta de cada um.