Quem canta seus males espanta
“ A sacola fez música na minha casa. Cantei com a mamãe a música do sapo, da borboletinha, do gato, da minhoca e brinquei com os bichinhos. Eu achei muito legal. Eu quero levar de novo a sacola na minha casa.
Rhaissa Kauane Hoffmann | aluno(a)
Expedição Investigativa
Observação das crianças dos berçários e suas reações aos diferentes sons. Observação das crianças do maternal e a dificuldade sócio-linguística. A partir disso, viu-se a necessidade de criar um projeto para envolver as turmas e auxiliar no desenvolvimento das crianças utilizando a musicalização x brincadeiras.
Objetivos
Estimular a criatividade, o movimento, a percepção, a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa, que a música oferece.
Comunidade de Aprendizagem
Berçário I, Berçário II, Maternal, professores e pais
Articulação com o currículo
As ações e estratégias deverão ser variadas, já que a partir de uma musica escolhida exploraremos varias possibilidades.
Algumas metodologias serão elencadas aqui para guiar nossas ações, porém, muitas outras surgiram durante todo o processo:
• Selecionar músicas e gravar um cd;
• Realizar uma pesquisa com os pais com algumas perguntas selecionadas;
• Oferecer diferentes tipos de musicas, observar e registrar a reação das crianças;
• Elaborar brincadeiras com o uso das musicas;
• Visita da sacola musical.