Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O Moinho
Expedição Investigativa

A Expedição aconteceu no entorno do Rio Tiririca, Distrito de Alfredo Brenner, tendo como Pergunta Exploratória: Qual a importância do rio para a sua comunidade?

Objetivos

Conhecer o funcionamento de um moinho.

Comunidade de Aprendizagem

Usina Hidroelétrica Eletrocar – PCH Colorado (Linha São Pedro – Tapera/RS)
Famílias dos alunos

Articulação com o currículo

A revolução industrial e o impacto na evolução dos moinhos, sua importância para a comunidade;
Memória e história oral;
Textos informativos;
Relacionamentos saudáveis;
Produção textual sobre o relato da conversa.
Os tipos de energias;
Potência e a máquina;
Área de figuras planos, trigonometria, razão e proporção, regra de três, semelhança;
Exposição de fotos; maquete do moinho restaurado.
Receitas e resgate na história familiar;
Debate a partir dos Dispositivos: filme Tempos Modernos e o Texto o A morte da empresa
Estabelecer relações sobre ética, responsabilidade social e sustentabilidade;
Caminhada orientada; Jogo da trilha (quiz) para retomar todas as descobertas sobre o moinho.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Brenner

Turma
9º ano

Número de alunos
9

Educadores
Luiza Chieza (matemática); Marciele Scholl (português); Adriana Barbosa (ciências); Luciane Kumm Schenkel (história e geografia); Lia Mara Gabe (Artes); Geovana Henkes (Ed. Física); Mirna Scapini (Filosofia); Elizer Rosa (Ens. Religioso)

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ibirubá

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIRUBA

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
O envolvimento dos alunos foi grande durante o desenvolvimento do projeto, houve colaboração, troca de informação e reflexões. O projeto instigou a responsabilidade do aluno pelo seu aprendizado, mas também pelo aprendizado coletivo, proporcionando um conhecimento significativo.
Luiza Chieza | Professor(a)