Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Como vc tecla?
Expedição Investigativa

Para respondermos a primeira questão proposta pela professora, os alunos deram a ideia de entrevistar dois casais da terceira idade, moradores vizinhos da escola, tios e avós de alunos. Os alunos criaram as suas próprias questões para fazer aos entrevistados. Como por exemplo, “Como vocês se comunicavam com quem morava longe antes de surgir o telefone?”, “Vocês usavam abreviações nas cartas?”, “Vocês teriam uma carta para nos mostrar?”.

Objetivos

Traçar um paralelo entre o passado e o presente percebendo a evolução das formas de comunicação. Contemplar diferentes formas de comunicação; a evolução da linguagem.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, familiares, funcionários do grupo RBS TV.

Articulação com o currículo

Educação Artística: desenvolver a coordenação, a criatividade, o uso de cores e seus significados. Durante as aulas foram criados os cartazes das socializações, bem como foi feito o mapa do trajeto entre a Escola Maria Antônia e a emissora de TV em Santa Rosa.
Língua Inglesa:Em se tratando de evolução linguística, o idioma inglês é um ótimo exemplo. A língua passou por variadas fases, do Old English ao Modern English, como explica Schütz.
Língua Portuguesa:interpretação dos códigos nos diferentes tipos de modalidade de escrita.
Pesquisa – Interpretação do uso dos códigos. Roteiro de questões para o debate com os alunos:Carta, SMS, Messenger e What’s App,
Matemática:. Só em idiomas temos mais de 6000 línguas diferentes faladas e código de barras;
História: Na disciplina de história foram estudadas as formas de escrita do Egito. A primeira forma de escrita que surgiu no Egito foi a escrita hieróglifa (escrita nas pedras e na argila) e representava objetos por meio de desenhos.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Antônia Uggeri Pizetta.

Turma
6º ano

Número de alunos
23

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Entre-Ijuís

Cooperativa
SICREDI UNIÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ENTRE IJUIS

Como não havia trabalhado com projetos em sala de aula ainda foi bem diferente. Notei foi que os professores ficam mais próximos uns dos outros pois dialogam sobre os conteúdos que trabalham em determinado ano escolar, permitindo que haja uma interação entre os componentes curriculares. Desse modo fica mais fácil para o professor fazer um link entre os conteúdos que estavam sendo trabalhados em um componente com os conteúdos de seu próprio componente