Como vc tecla?
Expedição Investigativa
Para respondermos a primeira questão proposta pela professora, os alunos deram a ideia de entrevistar dois casais da terceira idade, moradores vizinhos da escola, tios e avós de alunos. Os alunos criaram as suas próprias questões para fazer aos entrevistados. Como por exemplo, “Como vocês se comunicavam com quem morava longe antes de surgir o telefone?”, “Vocês usavam abreviações nas cartas?”, “Vocês teriam uma carta para nos mostrar?”.
Objetivos
Traçar um paralelo entre o passado e o presente percebendo a evolução das formas de comunicação. Contemplar diferentes formas de comunicação; a evolução da linguagem.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, familiares, funcionários do grupo RBS TV.
Articulação com o currículo
Educação Artística: desenvolver a coordenação, a criatividade, o uso de cores e seus significados. Durante as aulas foram criados os cartazes das socializações, bem como foi feito o mapa do trajeto entre a Escola Maria Antônia e a emissora de TV em Santa Rosa.
Língua Inglesa:Em se tratando de evolução linguística, o idioma inglês é um ótimo exemplo. A língua passou por variadas fases, do Old English ao Modern English, como explica Schütz.
Língua Portuguesa:interpretação dos códigos nos diferentes tipos de modalidade de escrita.
Pesquisa – Interpretação do uso dos códigos. Roteiro de questões para o debate com os alunos:Carta, SMS, Messenger e What’s App,
Matemática:. Só em idiomas temos mais de 6000 línguas diferentes faladas e código de barras;
História: Na disciplina de história foram estudadas as formas de escrita do Egito. A primeira forma de escrita que surgiu no Egito foi a escrita hieróglifa (escrita nas pedras e na argila) e representava objetos por meio de desenhos.