Nosso Município
“ Foi tão bom conhecer a cidade e agora sei até de onde vem a água aqui de casa.
Mirella | aluno(a)
“ Conforme o projeto ia acontecendo percebia que minha filha filha tinha curiosidade em saber qual seria a “novidade” ( em relação ao projeto) da semana. O interessante foi que andamos diariamente no mesmo trajeto, e certo dia ela me relatou: É daí que sai a água que vai lá em casa.
Máxima | responsável
Expedição Investigativa
Entrevista com alguns pioneiros e passeio comparando fotos antigas do início da história do município com a visão do passado X presente dos principais pontos visualizados e visitados.
Objetivos
Reconhecer a comunidade onde está inserido, conhecendo a origem e a história do município, distinguindo a diversidade social e cultural. Conhecer através de pesquisas fotos, entrevistas e histórias orais a história do município, localizar e realizar leitura cartográfica da localização do município.
Comunidade de Aprendizagem
Pioneira da cidade Sª.: Neuza Golvea Moleiro;
Eletromóveis Martinello;
Equipe pedagógica
Articulação com o currículo
Conhecer as origens e a história de nosso município;
Reconhecer e localizar no tempo datas comemorativas referentes ao município;
Comparar evoluções na história do município;
Identificar e comparar as diferenças entre o meio urbano e o meio rural.
Reconhecer os pontos cardeais e localizar o nosso município em mapas.
Reconhecer principais produções agrícolas existentes no município.
Valorizar a leitura como fonte de informação.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Organizamos com os alunos uma roda de conversa e vários alunos fizeram relato oral sobre o que tinham observado, demonstrando muito interesse sobre fatos e lugares visitados em nossa expedição investigativa. Em seguida vários alunos opinaram sobre as diferenças existentes nas fotos vistas anteriormente e as mesmas construções nos dia atuais, e fizeram diversas perguntas.