Cores naturais X Cores industriais
“ No programa a união faz a vida a gente aprendeu através do projeto que da para fazer tinta com terra e outros alimentos naturais. Também aprendi com a visita na Tinsul, (fábrica de tintas) que as tintas produzidas por eles são feitas de corantes naturais.
Dionatan Rodrigues dos Santos. | aluno(a)
“ Através de projetos os alunos aprendem muito mais, pois é uma forma mais lúdica e atraente de adquirir os conhecimentos.
Marilene Fries | responsável
Expedição Investigativa
Fizemos uma visita na fábrica de tintas Tinsul, em Ouro-SC; Com a intenção de observar como ocorre a produção das cores industriais; Quais as diferenças existentes entre cada composição. Quais pigmentos/misturas são realizadas para chegar a uma tonalidade desejada/como é realizado esse processo;
Objetivos
•Produzir pinturas utilizando o material natural encontrado pelos alunos;
•Representar maneiras de extração de pigmentos naturais;
•Comparar características, tonalidades e a textura das tintas de solo, produzida pelos alunos, com as tintas industriais;
Comunidade de Aprendizagem
Professores, alunos, funcionários da escola, motoristas, comunidade, fábrica de tintas (Tinsul) do município de Ouro-SC.
Articulação com o currículo
Todas as atividades foram realizadas com tinta produzida pelos próprios alunos, com elementos da natureza tais como terra, areia, carvão, semente de urucum, açafrão, espinafre, beterraba, repolho, amora, erva-mate, pois este tipo de tinta tem baixo impacto ambiental e pode durar muitos anos.
2º ano: conteúdo de pintura rupestre e grafite e realizar pintura em tela e cartazes;
3º ano: Surrealismo e realizar pintura em tela e cartazes;
4º ano: arte popular, cordel, gravura, xilogravura e pintura em tela, gravura no isopor e xilogravura, utilizando diversas cores. Também a modelagem de uma boneca com argila, utilizando a temática das mulheres de cerâmica produzidas por Isabel Mendes da Cunha;
A prof. Adriele, irá trabalhar com os alunos do 4º ano, o cordel; Realizando poemas a partir das xilogravuras realizadas;
Promover uma tarde para que os alunos da escola (ERPRH) e (ERZ) possam se socializar e um grupo apresentar para o outro, em parceria com a Esc. Sócio Ambiental;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema aconteceu a partir de uma conversa com os alunos e professores colaboradores, sugestões dos mesmos, e depois escolhido o nome que mais representava o projeto.
As atividades que foram desenvolvidas durante o projeto surgiram a partir de um planejamento elaborado em conversa com professores colaboradores.