Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cores naturais X Cores industriais No programa a união faz a vida a gente aprendeu através do projeto que da para fazer tinta com terra e outros alimentos naturais. Também aprendi com a visita na Tinsul, (fábrica de tintas) que as tintas produzidas por eles são feitas de corantes naturais.
Dionatan Rodrigues dos Santos. | aluno(a)
Através de projetos os alunos aprendem muito mais, pois é uma forma mais lúdica e atraente de adquirir os conhecimentos.
Marilene Fries | responsável
Expedição Investigativa

Fizemos uma visita na fábrica de tintas Tinsul, em Ouro-SC; Com a intenção de observar como ocorre a produção das cores industriais; Quais as diferenças existentes entre cada composição. Quais pigmentos/misturas são realizadas para chegar a uma tonalidade desejada/como é realizado esse processo;

Objetivos

•Produzir pinturas utilizando o material natural encontrado pelos alunos;
•Representar maneiras de extração de pigmentos naturais;
•Comparar características, tonalidades e a textura das tintas de solo, produzida pelos alunos, com as tintas industriais;

Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos, funcionários da escola, motoristas, comunidade, fábrica de tintas (Tinsul) do município de Ouro-SC.

Articulação com o currículo

Todas as atividades foram realizadas com tinta produzida pelos próprios alunos, com elementos da natureza tais como terra, areia, carvão, semente de urucum, açafrão, espinafre, beterraba, repolho, amora, erva-mate, pois este tipo de tinta tem baixo impacto ambiental e pode durar muitos anos.
2º ano: conteúdo de pintura rupestre e grafite e realizar pintura em tela e cartazes;
3º ano: Surrealismo e realizar pintura em tela e cartazes;
4º ano: arte popular, cordel, gravura, xilogravura e pintura em tela, gravura no isopor e xilogravura, utilizando diversas cores. Também a modelagem de uma boneca com argila, utilizando a temática das mulheres de cerâmica produzidas por Isabel Mendes da Cunha;
A prof. Adriele, irá trabalhar com os alunos do 4º ano, o cordel; Realizando poemas a partir das xilogravuras realizadas;
Promover uma tarde para que os alunos da escola (ERPRH) e (ERZ) possam se socializar e um grupo apresentar para o outro, em parceria com a Esc. Sócio Ambiental;


Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema aconteceu a partir de uma conversa com os alunos e professores colaboradores, sugestões dos mesmos, e depois escolhido o nome que mais representava o projeto.
As atividades que foram desenvolvidas durante o projeto surgiram a partir de um planejamento elaborado em conversa com professores colaboradores.

Ficha Técnica
Escola
Escola Reunida Professor Rodolfo Holeveger/ Escola Reaunida Zonalta

Diretor
Luciana Elisa Port/ Daniela Marta Machado

Turma
2º, 3º e 4º ano

Número de alunos
20

Educadores
Mara Beatriz Simas Casagrande

Estado
Santa Catarina

Município
Piratuba

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PIRATUBA

Apoiadores
Secretaria da Educação, Sicredi.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU-Assessora Magna
Despertar a curiosidade nas crianças, e fazer com que elas gostem cada vez mais da arte e suas descobertas. É interessante e muito prazeroso realizar as descobertas com os alunos, ver que alguns alimentos podem virar uma cor, e realizar várias atividades. Também, proporcionar um momento de socialização entre alunos de duas escolas. Deixar as crianças procurar um tipo de solo e fazer o processo da tinta com terra. Aprender de forma prazerosa e fazer com que os alunos sintam a mesma coisa.
Mara Beatriz Simas Casagrande | Professor(a)