Mobilidade e acessibilidade no espaço escolar
“ Com o projeto aprendi o significado das texturas do piso tátil e com isto, fica mais fácil pra mim me locomover em ambientes que ainda não conheço, pois "vejo" o mundo de forma diferente.
Denis Carrão Colaço | aluno(a)
Expedição Investigativa
Durante os atendimentos em sala de aula, os alunos começaram a questionar porque existe o piso tátil na escola e com diferentes texturas.
Objetivos
Conscientizar a comunidade escolar em relação ao deficiente visual.
Comunidade de Aprendizagem
Organização de ofício e entrega ao secretário de educação solicitando a readequação do piso tátil. Palestra com professor cego do IPC - Instituto Paranaense dos Cegos, Sr. Enio Rodrigues da Rosa. Passeio nas calçadas com os alunos com e sem o piso tátil para percepção, sendo todos vendados, pois somente um aluno da turma é totalmente cego, os outros tem baixa visão. Conscientização de toda a escola para mostrar deslocamento e comunicação - braille.
Articulação com o currículo
Braille: escrita do ofício.
Língua Portuguesa: gêneros textuais, produção de texto.
História: cidadania, direitos e deveres.
Matemática: cálculos, situações problema, medidas.
Arte: confecção das placas do isso tátil através de diferentes texturas.