Classificação: Cidadania
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
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Projeto

Mobilidade e acessibilidade no espaço escolar Com o projeto aprendi o significado das texturas do piso tátil e com isto, fica mais fácil pra mim me locomover em ambientes que ainda não conheço, pois "vejo" o mundo de forma diferente.
Denis Carrão Colaço | aluno(a)
Expedição Investigativa

Durante os atendimentos em sala de aula, os alunos começaram a questionar porque existe o piso tátil na escola e com diferentes texturas.

Objetivos

Conscientizar a comunidade escolar em relação ao deficiente visual.

Comunidade de Aprendizagem

Organização de ofício e entrega ao secretário de educação solicitando a readequação do piso tátil. Palestra com professor cego do IPC - Instituto Paranaense dos Cegos, Sr. Enio Rodrigues da Rosa. Passeio nas calçadas com os alunos com e sem o piso tátil para percepção, sendo todos vendados, pois somente um aluno da turma é totalmente cego, os outros tem baixa visão. Conscientização de toda a escola para mostrar deslocamento e comunicação - braille.

Articulação com o currículo

Braille: escrita do ofício.
Língua Portuguesa: gêneros textuais, produção de texto.
História: cidadania, direitos e deveres.
Matemática: cálculos, situações problema, medidas.
Arte: confecção das placas do isso tátil através de diferentes texturas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Padre Antonio

Diretor
Maria Vandeli Hopata Lucini

Turma
CAEDV - Centro de Atendimento Especializado em Deficiência Visual

Número de alunos
6

Educadores
Daiane Suellen Biel Kuzeratski

Estado
Paraná

Município
Quitandinha

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO PR/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SICREDI QUITANDINHA

Apoiadores
Comunidade escolar, Sicredi e Secretaria de Educação

Assessoria Pedagógica
Carmem Machado
Através do projeto a comunidade escolar percebeu a importância de termos uma escola acessível a todos. Melhorou a autoestima de alguns alunos que tem dificuldades de inclusão em outras escolas e agora fazendo a tradução dos conteúdos para o braille, houve aproximação do aluno com o professor e também com os outros colegas de sala.
Daiane Suellen Biel Kuzeratski | Professor(a)