Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

As plantas medicinais em nossas casas
Expedição Investigativa

Visita em algumas casas do bairro Jardim das Palmeiras para conhecer as plantas cultivadas. As pessoas nos receberam com muita hospitalidade e apresentaram aos alunos seu conhecimento popular passado de geração para geração sobre as plantas medicinais por elas cultivadas em seus quintais, como o hortelã, o guaco, o boldo, o poejo, o maracujá, o abacaxi, a romã, o transagem, a insulina, entre outras, relatando aos alunos seu conhecimento sobre seus benefícios.

Objetivos

Envolver o corpo docente e discente na reflexão sobre a importância e o conhecimento do poder das plantas medicinais na cura de diversas doenças, conhecendo também as espécies mais populares das mesmas.

Comunidade de Aprendizagem

Equipe Gestora.

Articulação com o currículo

Identificar as plantas medicinais despertando para a importância da cura através da natureza;
Motivar a substituição dos remédios alopatas por remédios naturais fazendo uso de chás no ambiente escolar e domésticos;
Buscar parcerias com as famílias e profissionais da educação sobre o assunto;
Realizar pesquisas dos nomes científicos das plantas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os alunos relataram que observaram muitas espécies de plantas, as quais podemos chamar de plantas medicinais, aquelas que possuem características que ajudam no tratamento de doenças ou que melhorem as condições de saúde das pessoas, pois tem um princípio ativo, que é a substância responsável pelo efeito curativo. Na ocasião falamos sobre a importância em fazer uso dessas plantas ensinando aos nossos alunos o poder das plantas medicinais.

Ficha Técnica
Escola
EMEF 15 de Outubro

Diretor
Silvana Canaúba dos Santos

Turma
8º C

Número de alunos
20

Educadores
Geralda Pereira

Estado
Mato Grosso

Município
Campos de Júlio

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPOS DE JULIO

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação

Percebi que no desenvolvimento do projeto os alunos realmente se empenharam em participar dessa metodologia de aprendizagem tiveram mais interesse em buscar o conhecimento além dos livros. E tenho certeza que o que eles aprenderam no projeto levarão para toda vida.
Geralda Pereira | Professor(a)