Classificação: Dança
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprendendo com brincadeiras de ontem e hoje.
Expedição Investigativa

A Vivência do Circo na Escola.

Objetivos

Acolher e oportunizar as crianças um espaço no qual elas possam, através da brincadeira, aprender a lidar com a cooperação, o crescer, a autonomia, a empatia e os limites. Além disso, possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades visuais e auditivas, do raciocínio criativo e da inteligência

Comunidade de Aprendizagem

- Família de Ana Maria Borghetti.
- Os pais;
- Os professores.

Articulação com o currículo

Músicas variadas
Teatro musical
Linguagem Musical
Desenho
Pintura
Colagem
Linguagem Artes Visuais
Leitura de diferentes gêneros textuais
Narrações em sequência temporal e causal
Linguagem Oral e Escrita
Coordenação ampla
Motricidade fina
Linguagem Gestual Corporal
Medidas: altura, comprimento, peso, tamanho, temperatura, volume (comparação).
Quantidade e tamanho
Raciocínio Lógico Matemático
Brincadeira
Linguagem Jogos e Brincadeiras
Socialização
Linguagem Cuidados Sentimentos e Regras em Geral.
Linguagem Natureza e Sociedade
Linguagem Conhecimento Físico e de Espaço
Linguagem Rotina
Linguagem Datas Comemorativas

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Com a observação realizada durante o projeto o que mais se destacou foi à brincadeira da dança da cadeira com as músicas infantis gesticulavam as mesmas e prestavam atenção na brincadeira.
Perguntamos: durante a dança vocês gostam da dança da cadeira?
A resposta foi sim.
Por que? Porque eu gosto, uma criança respondeu: dançar.
Afirmando que gosta de dançar as músicas.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL RAIO DE SOL

Turma
Maternal II

Número de alunos
17

Educadores
Eliane Fátima Zanatta, Vera Lúcia Da Rosa, Lisiane Veronica Maia.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Pouso Novo

Cooperativa
SICREDI BOTUCARAÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE POUSO NOVO

Com o projeto “Magia do circo” as crianças iniciaram com a dança da cadeira. Lembravam que no circo o palhaço fazia, em poucos dias pediam para realizarmos a brincadeira. Ao final, já queriam mais atividades, criaram laços com os colegas.