Memória dos(as) ex-trabalhadores (as) do curtume de Tapera-RS.
“ Aprendemos que o Curtume faz parte da nossa história, foi o começo da nossa história e um lugar que não pode ser esquecido, pois muitas famílias sustentaram e criaram seus filhos trabalhando neste lugar. Nas histórias que as pessoas contavam se percebia certa saudade e também a rotina cansativa do trabalho pesado que era trabalhar com o couro.O Curtume contribuiu para o desenvolvimento econômico, pois gerava emprego e renda para pessoas daqui e para os que vinham em busca de trabalho.
Depoimento da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa
1.2. Territórios: Visita nas dependências do antigo Curtume Mombelli no dia 19 de abril.
1.3. Pergunta Exploratória:
“O que existia naqueles prédios grandes no centro da cidade?”
2. Definição do Tema do projeto:
Memória dos (as) ex-trabalhadores (as)do curtume de Tapera
Objetivos
Valorizar a história dos(as) ex-trabalhadores (as) da cidade de Tapera como parte fundamental da concepção da história do presente, sendo os alunos sujeitos históricos.
Comunidade de Aprendizagem
- Sr Orlando Arenhartd - acompanhou a visita no curtume relatando fatos e a forma de trabalho;
-Sr Ivo dos Santos, porteiro da escola - relato de seu trabalho no curtume como lenhador no abastecimento das caldeirasem sala de aula;
-Biblioteca Pública Municipal;
- Ex-trabalhadores do curtume através das entrevistas e relatos;
- Moradores da cidade;
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Poemas sobre memórias. Linguagem visual: Fotos antigas do livro Tapera a Caminhada de um Povo. Produção textual a partir do vídeo produzido na expedição investigativa do curtume e de fotos de outros curtumes em funcionamento; Gravação de áudio como elemento ativador de lembranças: um apito de fábrica, para sensibilizar as fontes orais buscadas na comunidade; Coleta de objetos de memória recolhidos na expedição investigativa no curtume História: Pesquisa em arquivos de jornal local, visitação à biblioteca com registro na forma escrita, foto e gravações de áudio. Matemática:Computação das entrevistas realizadas com ex-trabalhadores do curtume, gráficos;Artes: A presença da representação de uma peça de couro na bandeira de Tapera.