Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Memória dos(as) ex-trabalhadores (as) do curtume de Tapera-RS. Aprendemos que o Curtume faz parte da nossa história, foi o começo da nossa história e um lugar que não pode ser esquecido, pois muitas famílias sustentaram e criaram seus filhos trabalhando neste lugar. Nas histórias que as pessoas contavam se percebia certa saudade e também a rotina cansativa do trabalho pesado que era trabalhar com o couro.O Curtume contribuiu para o desenvolvimento econômico, pois gerava emprego e renda para pessoas daqui e para os que vinham em busca de trabalho.
Depoimento da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa

1.2. Territórios: Visita nas dependências do antigo Curtume Mombelli no dia 19 de abril.
1.3. Pergunta Exploratória:
“O que existia naqueles prédios grandes no centro da cidade?”
2. Definição do Tema do projeto:
Memória dos (as) ex-trabalhadores (as)do curtume de Tapera

Objetivos

Valorizar a história dos(as) ex-trabalhadores (as) da cidade de Tapera como parte fundamental da concepção da história do presente, sendo os alunos sujeitos históricos.

Comunidade de Aprendizagem

- Sr Orlando Arenhartd - acompanhou a visita no curtume relatando fatos e a forma de trabalho;
-Sr Ivo dos Santos, porteiro da escola - relato de seu trabalho no curtume como lenhador no abastecimento das caldeirasem sala de aula;
-Biblioteca Pública Municipal;
- Ex-trabalhadores do curtume através das entrevistas e relatos;
- Moradores da cidade;

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Poemas sobre memórias. Linguagem visual: Fotos antigas do livro Tapera a Caminhada de um Povo. Produção textual a partir do vídeo produzido na expedição investigativa do curtume e de fotos de outros curtumes em funcionamento; Gravação de áudio como elemento ativador de lembranças: um apito de fábrica, para sensibilizar as fontes orais buscadas na comunidade; Coleta de objetos de memória recolhidos na expedição investigativa no curtume História: Pesquisa em arquivos de jornal local, visitação à biblioteca com registro na forma escrita, foto e gravações de áudio. Matemática:Computação das entrevistas realizadas com ex-trabalhadores do curtume, gráficos;Artes: A presença da representação de uma peça de couro na bandeira de Tapera.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Costa e Silva

Diretor
Carlos Cezar Cassel

Turma
8º ano

Número de alunos
23

Educadores
4

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
O projeto vem ao encontro da valorização da memória popular do município, bem como da história do trabalho. Os alunos buscaram diversas fontes históricas, reconhecendo não apenas um espaço em transformação na cidade, como se reconhecendo como sujeitos que constroem história. Descobriram que na própria família havia memórias do período em que a firma operava, perceberam certos padrões nos relatos colhidos, bem como curiosidades e individualidades nas percepções do passado.
Francesca Batista de Azevedo | Professor(a)