Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Um Conto Sem Medo
Expedição Investigativa

Visita a casa de um aluno para realizar o dia do conto com a participação de algumas mães.

Objetivos

Possibilitar que a criança construa a autoconfiança de forma que possa explorar os contos infantis sendo capaz de controlar a sensação de medo.

Comunidade de Aprendizagem

Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Pais, Equipe pedagógica da escola.


Articulação com o currículo

Estimular a formação de leitores;
Construir valores diferenciando o bom e mau, certo e errado;
Desenvolver a imaginação da criança;
Ampliar a linguagem oral;
Estimular o cuidado ao manusear livros;
Desenvolver autoconfiança;
Conhecer diversas versões de história infantis;
Recontar histórias.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Percebemos certo desconforto com o personagem “Lobo mau” durante a contação de histórias e manuseio de fantasias, algumas crianças tiveram resistência para manusearem as fantasias de lobo e de bruxa. Durante o processo assemblear pudemos avaliar no depoimento das crianças que o medo de lobo era muito presente e além do personagem lobo mau, também demostraram medo de bruxa.

Ficha Técnica
Escola
Creche Municipal “Ignêz Bresolin Giongo”

Diretor
Jane Regina Pizzi Celso

Turma
Maternal IA

Número de alunos
14

Educadores
Dayane Miranda Romeira, Sirlene Gomes Ferreira Grava e Dianaléia Schmitz Pereira.

Estado
Mato Grosso

Município
Campos de Júlio

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPOS DE JULIO

Assessoria Pedagógica
Maria Auxiliadora de Oliveira
Ficamos maravilhadas, pois as crianças demostraram muito interesse em participar do projeto e ao final das atividades se mostraram encorajadas em vestirem as fantasias e em colocarem as máscaras de lobo mau e bruxa. Sabemos que isso não quer dizer que as crianças perderam completamente seus medos, porém aprenderam a controlar esse medo e a se envolverem no mundo da fantasia.
Dayane Miranda Romeira, Sirlene Gomes Ferreira Grava e Dianaléia Schmitz Pereira. | Professor(a)