Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincar para aprender
Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu em sala de aula expondo os jogos existentes na escola onde os alunos exploraram os mesmos, brincando e jogando com os colegas, posteriormente fizemos uma visita na instituição SUPERA. A visita foi muito boa porque pude contar com a participação dos pais e de varias pessoas da comunidade também com a participação dos alunos fazendo perguntas curiosas sobre os jogos apresentado pela diretora do SUPERA, os pais também participaram brincando com os jogo.

Objetivos

Incentivar através dos jogos lúdico educativos vivencias que contribuem para a construção de valores como respeito, cooperação, solidariedade e ajuda ao próximo.

Comunidade de Aprendizagem

Profissionais da empresa Supera: organização do espaço para receber as crianças, palestra, roda de conversa, amostra de jogos e brincadeiras com os jogos; Os pais: acompanhamento nos passeios, nas confecção e brincadeiras e reuniões e apresentações; As merendeiras e zeladoras: limpeza do local para receber as crianças e organização do lanche; O motorista do ônibus: levando os alunos até o local da expedição investigativa; Alunos: participando com alegria de todas as atividades.

Articulação com o currículo

Formação pessoal e social/ Identidade e autonomia/ Valores sociais. Respeito ao outro e Solidariedade; Conhecimento de mundo/linguagem oral e escrita/ e escutar/ Desenvolver e estabelecer a oralidade; Conhecimento de mundo/Movimento/ jogos e brincadeiras /jogos de construção; Conhecimento de mundo/linguagem oral e escrita/ prática de leitura e escrita/ Construção do processo de leitura escrita; Conhecimento de mundo/matemática/ número e sistema de numeração/notação escrita numérica/ Números e quantidade; Formação pessoal e social/ Identidade e autonomias/ Valores sociais /princípio cooperação; Conhecimento de mundo/ Movimento/ jogos e brincadeiras/jogos de regras; Conhecimento de mundo/ Música / fazer musical/repertório de canção para desenvolver a memória musical; Formação pessoal e social/inserção/regras e combinado/ respeito; Conhecimento de mundo artes visuais /apreciação em artes visuais /apresentação da diversidade de produção artística.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A assembleia de grupo ocorreu através de exposição de alguns nomes sugeridos ao projeto para a votação e decisão coletiva.

Ficha Técnica
Escola
Centro integrado de Educação Infantil Anjo Gabriel

Turma
Infantil V - O

Número de alunos
25

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LUCAS DO RIO VERDE

O projeto proporcionou, momentos de aprendizado, de interação de conhecimento e de construção de valores sociais e de princípios sociais que auxiliam no bom convívio.
Naldeir da Silva Santos Oliveira | Professor(a)