Brincando e aprendendo com jogos pedagógicos
Expedição Investigativa
Fizemos uma roda de conversa que possibilitou todos expor seus pensamento e opinião sobre os jogos. Dessa forma, elencamos com o grupo os questionamentos e curiosidades que surgiram durante a expedição. Os questionamentos serviram de base para definirmos o nome do projeto, e logo planejar outros pontos que deveria ser ampliando no projeto com construção de vários outros jogos pedagógicos.
Objetivos
Proporcionar momentos de aprendizagem com jogos, que trabalhem o respeito o diálogo e a cooperação, estimulando o raciocínio lógico de maneira significativa e prazerosa.
Comunidade de Aprendizagem
Casas de móveis planejado com doação de sobras de MDF para a construção dos jogos;
Instituição Supera
Voluntário: seu Antônio com cortes de algumas madeiras.
Famílias/Alunos com ajuda de materiais para construção de alguns jogos como: tampinhas, garrafas tec.
Funcionárias de apoio: preparo do lanche para o passeio.
Motorista do ônibus: levou no passeio;
Prefeitura Municipal: com a viabilização do transporte (translado dos alunos até a instituição SUPERA)
Articulação com o currículo
O projeto possibilitou trabalhar varias áreas do conhecimento como o raciocínio lógicos números e quantidades,linguagem oral e escrita,movimentos identidade e autonomia valores sociais. Através do projeto percebeu-se que é possível trabalhar com jogos como forma de difundir os conteúdos curriculares, igualmente detectar que ao jogar as crianças podem alcançar níveis mais complexos por causa das possibilidades de interação entre os pares numa situação imaginária e pela negociação de regras de convivência, autoconfiança, cooperação, cidadania, solidariedade e respeito pelo outro. A melhor compreensão de identidade foi significante no relacionamento do grupo.