BRINCADEIRA DE CRIANÇA É COISA SÉRIA?
Expedição Investigativa
Em roda de conversa, no passeio feito na praça e nas brincadeiras em sala o indice formativo foi sendo construido.
Objetivos
Construir e vivenciar através dos jogos e brincadeiras, o desenvolvimento integral de todas as crianças, como seres ativos e participativos, cultivando no dia a dia os princípios de cooperação e cidadania, estabelecendo assim valores de respeito mútuo, cuidados, e regras sociais que garantem uma convivência agradável e de aprendizagem significativa no ambiente escolar.
Comunidade de Aprendizagem
Descrever a participação:
Instituição supera -
Famílias -
Comunidade escolar
Alunos -
Voluntários -
Articulação com o currículo
Através do projeto desenvolvido oportunizei-os a todos, brincadeiras significativas, onde tiveram vários momentos de encontros em lugares diferentes. Através do brincar foram envolvidas as áreas do conhecimento bem como conteúdos, na matemática aprenderam contagem contando os brinquedos e pecinhas. Na área da linguagem relatando fatos acontecidos no momento dos passeios, cantando musicas, em karaokê. Na área do movimento movimentando no espaço, brincadeira no parque, pula- pula corrida de saco entre outros, e assim sucessivamente, na área das artes visuais pintando o rosto e brincando de pintar na parede, em todas as ações foram envolvidos conteúdos significativos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A roda de conversa, foi um recusos utilizado para construção de atitudes positivas, no passeio feito na praça e nas brincadeiras em sala houve questionamentos e curiosidade. Houve momentos de interação, onde antes aconteciam muitas vezes as "brigas" entre eles por causa de um brinquedo ou até mesmo, da falta de coleguismo mostrado por alguns que tinham preferência por brincar somente com um colega ou grupos feito por eles próprios.