Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Tipos de energia
Expedição Investigativa

Aos 19 dias do mês de Abril de 2016, foi feito uma expedição investigativa na cidade de Itanhangá, os alunos abordaram algumas pessoas na rua e fizeram entrevistas, inclusive algumas pessoas davam dicas de economias de energia elétrica para as crianças.

Objetivos

Fazer com que os alunos pesquisem fontes de energia elétrica existentes, como são geradas ou captadas, descobrirem os impactos ambientais e sociais causados por cada fonte e também quais são sustentáveis ou não. Acompanhar gasto mensal de energia elétrica e pesquisar medidas de economia.

Comunidade de Aprendizagem

Foi enviado algumas perguntas sobre eletricidade pelos alunos, à alguns eletricistas conhecidos, inclusive recebemos alguns materiais de teste para fazer experimentos e foi muito proveitoso para os alunos.

Articulação com o currículo

Ciências: Eletricidade, recursos renováveis e não renováveis, tipos de energia.
Língua portuguesa: Entrevista, leitura, interpretação, produção de texto e pesquisas.
Matemática e Artes: Medidas, localização, espaço, gráficos e tabelas.
Geografia: Regiões do planeta em que usam diferentes tipos de energia. Bacias hidrográficas.
História: A evolução da eletricidade.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os alunos leram em sala de aula os dados coletados das entrevistas, e também apresentaram o que queriam saber mais sobre eletricidade, dentre elas; as fontes geradoras, como são produzidas, armazenadas e também transportadas até ao consumidor.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Paulo Freire

Diretor
Márcia Regina Gerente Becker

Turma
5º B

Número de alunos
25

Educadores
juliano Ferreira dos Santos

Estado
Mato Grosso

Município
Itanhangá

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ITANHANGA

Assessoria Pedagógica
Márcia Regina Gerente Becker
Ao iniciar o projeto a maior parte dos alunos não tinham noção sobre a eletricidade, apenas sabiam que nos fios condutores possuíam eletricidade. a economia de energia foi pauta importante; as fontes geradoras de energia e quais são renováveis, fontes de armazenamentos, meios nos quais é conduzida, unidades de rebaixamentos para as cidades, como formar um circuito elétrico constando interruptores, disjuntores, relógio medidor, e até mesmo o processo de girar motores e as lâmpadas produzirem luz.
Juliano Ferreira dos Santos | Professor(a)