“Separação do lixo: uma questão de preservação ambiental”
Expedição Investigativa
A primeira expedição investigativa a observação dos contêineres próximos a escola e das ruas onde os alunos moram, onde observaram que o problema maior é o descarte do lixo em contêineres errado. A partir daí os alunos acharam importante investigar o conhecimento de seus vizinhos com relação ao conhecimento deles sobre o descarte do lixo, criamos então um questionário investigativo que foi usado para entrevista e conversas com os vizinhos sobre o grave problema de descarte do lixo.
Objetivos
Despertar nos alunos valores e atitudes de cooperação e cidadania e nas questões relativas ao lixo, propondo alternativas de soluções para reduzir reaproveitar e condiciona-lo.
Comunidade de Aprendizagem
Os alunos desenvolveram as atividades desde as observações, discussões, painéis, brinquedos e entrevistas, estando envolvidos diretamente nas ações do projeto. Os pais colaboraram com as ações voltadas ao âmbito familiar respondendo perguntas e ajudando na organização de materiais que foram necessários. Os vizinhos colaboraram respondendo o questionário sobre o lixo e como acondicioná-lo.
Articulação com o currículo
O lixo é um conteúdo que faz parte do currículo do 6 º ano sendo trabalhado praticamente durante o ano todo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Nas assembleias de grupo conversamos e depois de ouvir a opinião de todos escolhemos o nome do projeto “Separação do lixo: uma questão de preservação ambiental”.
Após as investigações em lócus as rodas de conversas ficaram muito animadas pois cada aluno queria comentar primeiro sobre suas investigações, pois todos estavam indignados com a mistura de lixo nos contêineres sendo praticamente impossível separá-lo, para que cada um fosse descartado em lugar apropriado.