Nosso papel no ambiente da escola
Expedição Investigativa
As crianças investigaram no pátio da escola e trouxeram muitas informações que foram partilhadas e exploradas através de rodas de conversas. Descobriram que o lixo é recolhido em sacos grandes, depositados próximo ao portão da escola e levado pelo caminhão de lixo para então ser despejado no Aterro Sanitário da cidade, popularmente conhecido como “lixão”. Definiu-se o tema a partir da observação da quantidade de papel descartado na escola.
Objetivos
Refletir sobre o consumismo e suas consequências adotando atitudes de solidariedade e respeito ao meio ambiente para que possamos ter um planeta mais saudável.
Comunidade de Aprendizagem
Todos os profissionais da escola, as crianças e as famílias participaram na coleta seletiva do lixo e na reciclagem do papel.
Articulação com o currículo
Linguagem: Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba. Produção coletiva de textos; Oralidade: Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Geografia e história: Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples Mapear o caminho percorrido na Expedição Investigativa. projeto. Despertar o interesse dos educandos pela investigação e pesquisa de fatos históricos. Pesquisa e execução de vídeos.
Ciências: Conhecer os biomas do nosso estado; Consumo e consumismo; Lixo e suas consequências; Coleta seletiva do lixo na escola;Reciclagem do papel;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a Expedição Investigativa fizemos o mapa do percurso em seguida perguntei aos alunos qual seria o nosso papel na escola em relação ao lixo produzido. Cada criança foi dando sugestões de possíveis soluções e em seguida fizemos uma Assembleia de Grupo para definir quais ações iríamos implantar.