Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Sou Criança sou Artista
Expedição Investigativa

• A expedição aconteceu na sala de aula, com os seguintes questionamentos:
• Que canções populares conhecem ou já ouviram?
• Qual a dança tradicional de seu município ou estado?
• Que outras danças conhecem?
• Qual o artista mais famoso da história?
• Qual obra de arte conhecem?

Objetivos

Propor uma ação educativa integrada, com as diferentes linguagens e formas de expressão artística, oportunizando experiências que desenvolvam a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico.

Comunidade de Aprendizagem

O presente projeto contará com a participação das famílias dos alunos, professores e equipe gestora.
Famílias - enviando histórias de memorias e fazendo a receita de pratos típicos representando as regiões brasileiras;
Apresentação de um teatro com fantoches representando as regiões do Brasil, além, de um desfile
A equipe gestora com o suporte na organização e auxilio para providenciar os materiais necessários.

Articulação com o currículo

Áreas: Arte, Geografia, História, Português

Objetivos de Aprendizagem:
- Conhecer e reconhecer os elementos que constituem as linguagens artísticas a partir da leitura e análise de objetos artísticos;
- Reconhecer a importância social da arte na sociedade e na vida dos indivíduos;
- Compreender a arte como um conhecimento produzido socialmente, em diferentes contextos históricos e culturais da humanidade;
- Vivenciar experiências educativas nas linguagens da dança, teatro, artes visuais e músicas;
- Descrever as características da paisagem local e compará-las com as de outras paisagens;

Ações /Estratégias:
- Português: leitura, escrita, oralidade, produção;
- Arte: pintura em tela, teatro com fantoches, música e dança;
- Historia: história dos pintores mais famosos;
As dez pinturas mais famosas do mundo;
- Geografia: cultura das regiões do Brasil; danças e comidas típicas de das regiões brasileiras;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Durante os questionamentos realizados com os alunos, percebi que com a evolução da tecnologia no mundo da globalização, essas culturas estão sendo esquecidas e que as crianças demonstraram muita curiosidade para saberem mais sobre as histórias e das danças que fazem parte da nossa cultura. Essa curiosidade gerou um certo tumulto pois todos queriam fazer questionamentos.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Cristóvão

Diretor
Andréia Pedrassani Gugel

Turma
4º Ano

Número de alunos
16

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LUCAS DO RIO VERDE

Como na escola temos alunos advindo de todas as regiões, os alunos passaram a entender melhor o vocabulário usado pelos colegas e a terem mais respeito com as tradições e a cultura de cada região sem estarem tirando sarros dos colegas ou discriminando.
Edilson dos Santos | Professor(a)