Sou Criança sou Artista
Expedição Investigativa
• A expedição aconteceu na sala de aula, com os seguintes questionamentos:
• Que canções populares conhecem ou já ouviram?
• Qual a dança tradicional de seu município ou estado?
• Que outras danças conhecem?
• Qual o artista mais famoso da história?
• Qual obra de arte conhecem?
Objetivos
Propor uma ação educativa integrada, com as diferentes linguagens e formas de expressão artística, oportunizando experiências que desenvolvam a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico.
Comunidade de Aprendizagem
O presente projeto contará com a participação das famílias dos alunos, professores e equipe gestora.
Famílias - enviando histórias de memorias e fazendo a receita de pratos típicos representando as regiões brasileiras;
Apresentação de um teatro com fantoches representando as regiões do Brasil, além, de um desfile
A equipe gestora com o suporte na organização e auxilio para providenciar os materiais necessários.
Articulação com o currículo
Áreas: Arte, Geografia, História, Português
Objetivos de Aprendizagem:
- Conhecer e reconhecer os elementos que constituem as linguagens artísticas a partir da leitura e análise de objetos artísticos;
- Reconhecer a importância social da arte na sociedade e na vida dos indivíduos;
- Compreender a arte como um conhecimento produzido socialmente, em diferentes contextos históricos e culturais da humanidade;
- Vivenciar experiências educativas nas linguagens da dança, teatro, artes visuais e músicas;
- Descrever as características da paisagem local e compará-las com as de outras paisagens;
Ações /Estratégias:
- Português: leitura, escrita, oralidade, produção;
- Arte: pintura em tela, teatro com fantoches, música e dança;
- Historia: história dos pintores mais famosos;
As dez pinturas mais famosas do mundo;
- Geografia: cultura das regiões do Brasil; danças e comidas típicas de das regiões brasileiras;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Durante os questionamentos realizados com os alunos, percebi que com a evolução da tecnologia no mundo da globalização, essas culturas estão sendo esquecidas e que as crianças demonstraram muita curiosidade para saberem mais sobre as histórias e das danças que fazem parte da nossa cultura. Essa curiosidade gerou um certo tumulto pois todos queriam fazer questionamentos.