Por que os peixes não se afogam?
“ Meu filho era muito agitado, não tinha concentração, a partir do projeto da turma, que era exatamente o que ele queria, meu filho se transformou, hoje ele é muito dedicado, ainda agitado, mas participativo, chega em casa, cobrando que o pai vá escola para auxiliar no projeto.
Daiane Taborda | responsável
Expedição Investigativa
Foi realizada no sítio do Sr Manoel (avô de um aluno), os alunos puderam observar uma grande variedade de animais, mas o que mais chamou atenção foi o tanque de peixes, surgindo muitas curiosidades a respeito dos peixes.
Objetivos
Despertar o interesse e a atenção dos alunos para o desenvolvimento da aprendizagem na alfabetização através dos animais, inserindo um contexto de conscientização e preservação das espécies, enfatizando também a importância dos peixes para nossa alimentação e saúde.
Comunidade de Aprendizagem
Professor Biólogo Leonardo Saraiva Ribeiro, explicou sobre as partes dos peixes, suas funções e sistema respiratório, abriu um peixe para que os alunos pudessem identificar as partes no peixe.
Pescador profissional Paulo Dapper- falou sobre a importância da preservação, da reprodução e a piracema.
As mães Rosangela, Claudete e Marilza que contribuíram na produção do saboroso ensopado de peixe que foi servido aos alunos.
Articulação com o currículo
Esse projeto oportunizou a interdisciplinaridade. Através de muito diálogo, leitura e tentativas de escrita, musicalidade, trabalhos manuais a turma alcançou seu objetivo, pois mesmo alunos que apresentavam dificuldades no início, hoje podemos considerar todos alfabetizados.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Foi realizado através de roda de conversa logo após a expedição e em outros momentos no decorrer do projeto, sempre que necessário.