Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Por que os peixes não se afogam? Meu filho era muito agitado, não tinha concentração, a partir do projeto da turma, que era exatamente o que ele queria, meu filho se transformou, hoje ele é muito dedicado, ainda agitado, mas participativo, chega em casa, cobrando que o pai vá escola para auxiliar no projeto.
Daiane Taborda | responsável
Expedição Investigativa

Foi realizada no sítio do Sr Manoel (avô de um aluno), os alunos puderam observar uma grande variedade de animais, mas o que mais chamou atenção foi o tanque de peixes, surgindo muitas curiosidades a respeito dos peixes.

Objetivos

Despertar o interesse e a atenção dos alunos para o desenvolvimento da aprendizagem na alfabetização através dos animais, inserindo um contexto de conscientização e preservação das espécies, enfatizando também a importância dos peixes para nossa alimentação e saúde.

Comunidade de Aprendizagem

Professor Biólogo Leonardo Saraiva Ribeiro, explicou sobre as partes dos peixes, suas funções e sistema respiratório, abriu um peixe para que os alunos pudessem identificar as partes no peixe.
Pescador profissional Paulo Dapper- falou sobre a importância da preservação, da reprodução e a piracema.
As mães Rosangela, Claudete e Marilza que contribuíram na produção do saboroso ensopado de peixe que foi servido aos alunos.

Articulação com o currículo

Esse projeto oportunizou a interdisciplinaridade. Através de muito diálogo, leitura e tentativas de escrita, musicalidade, trabalhos manuais a turma alcançou seu objetivo, pois mesmo alunos que apresentavam dificuldades no início, hoje podemos considerar todos alfabetizados.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Foi realizado através de roda de conversa logo após a expedição e em outros momentos no decorrer do projeto, sempre que necessário.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Paulo Freire

Diretor
Márcia Regina Gerente Becker

Turma
1º ano C

Número de alunos
23

Educadores
Susana Fontana Kuzniewski

Estado
Mato Grosso

Município
Itanhangá

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ITANHANGA

Assessoria Pedagógica
Márcia Regina Gerente Becker
Após o desenvolvimento do projeto, a turma está mais calma, mais atenciosa, os alunos cumprem melhor os combinados, respeitam mais os colegas e o desenvolvimento da turma evoluiu significativamente.
Susana Fontana Kuzniewski | Professor(a)