Classificação: História/Pertencimento
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
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Projeto

A Nossa Cidade Nós conversamos com os pioneiros de Itanhangá e conhecemos melhor a história. As pessoas gostam de Itanhangá, que é cidade que tem futuro, próspera, hospitaleira, uma cidade bonita.
Camila Duarte Sinski | aluno(a)
Não há palavras que resume o seu Ideal com compromisso e persistência e
determinação em ver seus alunos quebrando barreiras e conquistando o imaginário ou impossível lhes proporcionando uma educação de qualidade com ensino curricular e projetos audaciosos como por exemplo o projeto A Nossa Cidade, e outros saiba que este frutos serão colhidos na vida de cada aluno.
Luzia Oliveira. | responsável
Expedição Investigativa

No dia 30 de março de 2016, após ter visualizado e determinado o percurso da expedição os alunos saíram com o objetivo de abordar as pessoas e fazer a boa pergunta, observando as construções e os espaço do trajeto. Foram entrevistadas nove pessoas, os alunos ficaram impressionados quando um entrevistado comentou que morava em Itanhangá na vila de Simione a 29 anos.

Objetivos

Reconhecer o processo de construção da comunidade local, a participação das pessoas através da união, da cooperação nas conquistas e no desenvolvimento da cidade, despertando nos alunos o sentimento de pertencimento e atitudes de cidadania.

Comunidade de Aprendizagem

Passeio técnico; Biblioteca Municipal Monteiro Lobato- Bibliotecário Raquel Barbosa. Sicredi; Elizabete Diniz e Arnaldo Pereira, Prefeitura Municipal; Prefeito João Antonio Vieira, Câmara Municipal; Secretária Luzia Oliveira, Vereadores Silvestre Caminski, Elza Moura, Jocemar Krause e Janaina.
Entrevistas; João Ferreira Pioneiro da cidade, Irineu Modesti Pioneiro, esportistas.
Oficina de Biscuit: Veridiana Boff; Artesã com participação; de Mães , pai, avós, madrinha.

Articulação com o currículo

Os temas atitudinais foram integrados ao currículo, evidenciando os registros escritos, pesquisas e leituras de imagens, livros, revistas. Os registros em forma de diário de bordo, com o objetivo de cada passeio técnico, entrevista, pesquisas, e toda ação tinha seus registros. Os conhecimentos gerais, de historia, geografia, foram importantes aportes para o reconhecimento histórico e físico do município.Com enfase no dialogo, no empreendedorismo, no protagonismo, varias ações foram desenvolvidas envolvendo de maneira interdisciplinar grande parte do currículo.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Um dos conselhos de grupos que a turma realizou foi a escolha do nome do Projeto, os alunos apresentaram sugestões do nome, com justificativa para ter este nome. A primeira etapa foi avaliado o numero de curtidas, os mais curtidos foram para votação, sendo escolhido por 12 votos a sugestão do aluno André; A nossa cidade.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Paulo Freire

Diretor
Márcia Becker

Turma
2º Ano C

Número de alunos
21

Educadores
Silvana e Leonilda

Estado
Mato Grosso

Município
Itanhangá

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ITANHANGA

Assessoria Pedagógica
Márcia Becker
O presente projeto proporcionou aos alunos um novo olhar sobre a construção da cidade, do município. Descobriram que o desenvolvimento local depende da união dos moradores, que precisamos cooperar uns com os outros, com o poder publico. Neste olhar perceberam que todos precisam exercer a cidadania, de cobrar, mas também fazer a sua parte, nas ações cotidianas da sala de aula, ou na atuação junto aos governantes.
Silvana Maria Dalmolin Wohl | Professor(a)