Caminhando para uma Alimentação Saudável
“ A nossa horta está linda, no almoço sempre são usados temperos e verduras e alguns legumes como rabanete, beterraba, cenoura, couve-flor e muitos alunos estão comendo mais verduras e legumes no almoço. Aprendi que para ter saúde preciso ter uma alimentação saudável. Gostei de levar temperos para casa.
LUIS HENRIQUE SILVEIRA DE CARVALHO | aluno(a)
Expedição Investigativa
Os alunos detectaram que ela precisa de cuidados básicos, tais como: refazer os canteiros corretamente, adubar, limpar, plantar alguns vegetais que são consumidos na escola, irrigar, retirar capim, colher e outras atividades de manutenção. Outro momento da expedição, foi a visita na granja do agricultor Artemio Rossato no distrito de Santa Flora tendo como objetivo pesquisar as hortaliças produzidas e sua importância para a nossa alimentação e saúde.
Objetivos
Conscientizar os alunos a realizar todas as refeições diárias recomendadas (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar), consumindo alimentos mais saudáveis promovendo a saúde e melhorando a qualidade de vida.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Ciências Vegetais da horta escolar: Listas de vegetais que podem serem plantados na horta escolar;
• Artes, Ciências: Desenho da horta no momento e como desejam;
• Ciências: Partes da planta, Fotossínteses;
• Língua portuguesa: Cartaz: alimentos saudáveis alimentos não saudáveis;
• Alimentação (importância, implicações, dicas): Nutricionista Grazielle Castagna Weis;
• Ciências: Canteiro de temperos e hortaliças na horta escolar;
• Matemática Desperdício alimentar: Tabelas e gráficos das sobras dos lanches e almoços da escola;
• Português, Matemática, Ciências: Vídeos sobre alimentação.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Que prejuízos a má alimentação dos alunos pode acarretar?
Todos os alimentos fazem bem a saúde?
Nesse contexto, os alunos puderam perceber problemas na sua alimentação, sugeriram ações que promovam mais conhecimento sobre o assunto e dinâmicas pedagógicas para melhorar a alimentação, começando na escola e se estendendo na família. Também realizaram a escolha do nome do projeto: Caminhando para uma alimentação saudável.