Classificação: alimentação
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
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Projeto

Aprendendo comendo, quem tem boca viaja o mundo.
Expedição Investigativa

Museu do Pão em Ilópolis/RS

Objetivos

 Entender a história das civilizações através da viagem dos alimentos;
 Trabalhar a diversidade das culturas a partir da alimentação ao longo da história;

Comunidade de Aprendizagem

7º ano

Articulação com o currículo

Pesquisa na internet
Atividades de leitura de mapas
Caderno de receitas com história
Palestras
Entrevistas com idosos
Testar e degustar receitas
Confecção de cartazes e mapas
Coleta de dados
Confecção de gráficos
Vídeos e gravação de vídeos
Vídeo – Biblioteca do Fermento Natural: uma viagem pela história.
Experimento – Como reagem os fermentos?
Produção de pães com e sem fermento.
Produzir um vídeo sobre a produção de pão artesanal usando forno de barro.
Pesquisa dos nomes dos vocábulos em Inglês;
Construção de cardápio;
Lista de compras;
Exercícios;
Vocábulos
Cruzadinha
Formação de frases
Produção
Leitura
Interpretação de receitas
Composição nutricional de receitas saudáveis
Cálculo de calorias consumidas em determinado dia
Construção de gráfico de barras

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No dia 11/05 posterior a visita, alunos e professora se reuniram em uma roda de conversa, onde foi relatado as observações mais relevantes feitas durante a visitação ao museu, sendo que foram destacados os seguintes tópicos: a produção do pãp, utilização d efermentos, fornos de barro, fornos elétricos.
Sendo assim, o projeto foi sobre os produtos que fazem parte da nossa alimentação, que vem de várias gerações e regiões.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PICADA TAQUARI

Turma
7º ano

Número de alunos
9

Educadores
Juvildes Borsatto e Janete Paludo

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Pouso Novo

Cooperativa
SICREDI BOTUCARAÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE POUSO NOVO

A historicidade da sensibilidade gastronômica explica e, é explicada pelas manifestações culturais e sociais como espelho de uma época e, o que marcou uma época. Neste sentido, o que se come é tão importante quanto quando se come, onde se come, como se come e com quem se come. Enfim, este é o lugar da alimentação, na História.” (SANTOS, 2005)

Repercussão na mídia

No dia 20 de abril, a turma do 7º ano da EMEF Picada Taquari de Pouso Novo fez uma viagem de estudos para a realização de uma expedição investigativo para o desenvolvimento de um projeto dentro do Programa “A União Faz a Vida” . Os alunos visitaram o Museu do Pão de Ilópolis, no qual estudaram a história do alimento mais comum entre os povos em todo o mundo e um dos mais antigos e transformadores da humanidade ao longo da história e objetos relacionados.