Olimpíadas
“ “Aprendi que tem jogo que parece futebol mas é jogado com a mão.”
“Cada argola representa um continente.”
“O Tom tem as cores fortes das plantas.”
“No atletismo tem salto em distância.”
“Nas Olimpíadas tem muitas modalidades de esportes.”
“Eu sei que as Olimpíadas e as Paraolimpíadas acontecem de 4 em 4 anos.”
“Eu aprendi que o Tom nasceu da mistura de todas as plantas brasileiras.”
“O Vinícius é uma mistura de todos os animais do Brasil.”
Guilherme Dettenborn, João Pedro Kappel, Jorge Matheus Ubatuba Meurer, Lucas da Silva Dias, Beatriz Aguiar Moraes. | aluno(a)
Expedição Investigativa
Recorte do Currículo: Olimpíadas
Para instigar as crianças a professora levou para sala de aula imagens e vídeos sobre as Olimpíadas no Rio de Janeiro, a partir das observações e do debate começaram a organizar o projeto, identificando o que já sabiam e o que gostariam de pesquisar sobre o tema.
Objetivos
Conhecer o histórico das Olimpíadas e dos esportes relacionados, valorizando o fato deste evento ocorrer no Brasil.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar – família, equipe pedagógica e professora Suzana (educação física).
Articulação com o currículo
Interpretação de textos informativos a partir da caixa de informações enviadas pelo detetive;
Adjetivos a partir das características dos mascotes Tom e Vinícius;
Leitura e interpretação;
Construção do numeral e histórias matemáticas;
Continentes (geo) a partir dos arcos olímpicos – pesquisa no Atlas e localização dos continentes no mapa;
História das Olimpíadas a partir de vídeo e texto informativo;
Desenho livre de algum esporte de preferência;
Pintura dos mascotes da Olimpíada e Paraolimpíada;
Levantamento de informações e dados sobre o tema do projeto com a família;