Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A Cachoeira Misteriosa
Expedição Investigativa

Passeios para conhecer pontos turísticos, municípios limites, rios, poder legislativo e executivo.

Objetivos

Proporcionar aos educandos, atividades que os levarão a sanarem suas curiosidades relativas ao tema do projeto, proporcionando um crescimento que venham a atender todas as áreas do conhecimento.

Comunidade de Aprendizagem

4º ano

Articulação com o currículo

A formação das cavernas e grutas;
De que são compostas as rochas?
Arroios do município
Paisagem
Plantações e cultivo
Pontos cardeais
Identificar os grupos de animais vertebrados e invertebrados: mamíferos, répteis, aves, anfíbios, peixes, insetos; Suas características e Habitat; (destacar os animais que habitam as grutas)
Distância entre nascente e desagua; propriedades onde passa o Arroio
Força e gravidade
Os grandes paredões.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a visitação, os alunos se reuniram nula roda de conversa, onde surgiram várias questões sobre o que viram no passeio:
• Pinguela
• Plantações de milho
• Plantações de soja
• BR 386
• Caminhões
• Primeira capela
• Cachoeira da gruta

Sendo assim, os alunos optaram pelo projeto sobre as cachoeiras.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PICADA TAQUARI

Turma
4º ano

Número de alunos
13

Educadores
Sideles Richell e Aline Bottega

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Pouso Novo

Cooperativa
SICREDI BOTUCARAÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE POUSO NOVO

Ao longo do projeto, tivemos o prazer de conhecer/aprender todas curiosidades que tínhamos sobre o projeto, “Cachoeiras Misteriosa’’, cujo nome surgiu através de um passeio que fizemos a Gruta Nossa Senhora de Lourdes na comunidades de Forqueta, onde ali nos surgiu muitas dúvidas e curiosidades.

Repercussão na mídia

O objetivo da visitação foi a de conhecer a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, servindo de culminância das atividades relacionadas ao Programa União Faz a Vida.
Os participantes admiraram-se da beleza natural do local, assim como arredores, despertando para a importância de uma consciência ambiental.