A Cachoeira Misteriosa
Expedição Investigativa
Passeios para conhecer pontos turísticos, municípios limites, rios, poder legislativo e executivo.
Objetivos
Proporcionar aos educandos, atividades que os levarão a sanarem suas curiosidades relativas ao tema do projeto, proporcionando um crescimento que venham a atender todas as áreas do conhecimento.
Comunidade de Aprendizagem
4º ano
Articulação com o currículo
A formação das cavernas e grutas;
De que são compostas as rochas?
Arroios do município
Paisagem
Plantações e cultivo
Pontos cardeais
Identificar os grupos de animais vertebrados e invertebrados: mamíferos, répteis, aves, anfíbios, peixes, insetos; Suas características e Habitat; (destacar os animais que habitam as grutas)
Distância entre nascente e desagua; propriedades onde passa o Arroio
Força e gravidade
Os grandes paredões.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a visitação, os alunos se reuniram nula roda de conversa, onde surgiram várias questões sobre o que viram no passeio:
• Pinguela
• Plantações de milho
• Plantações de soja
• BR 386
• Caminhões
• Primeira capela
• Cachoeira da gruta
Sendo assim, os alunos optaram pelo projeto sobre as cachoeiras.