Lendo e aprendendo
“ Eu gosto de livrinho porque descubro um monte de palavrinhas diferentes. As histórias também são legais.
Julia Maria Knast do Nascimento | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa do nosso trabalho aconteceu através de uma peça teatral encenada pelos professores da escola. Para isso, usamos a seguinte pergunta exploratória: “A leitura é diversão, porque?
Objetivos
Despertar o gosto e o prazer pela leitura, a oralidade e a escrita, despertando o potencial criativo dos alunos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Prática leitora: Atividades variadas de leitura a cargo dos professores, onde será apresentado as demais turmas;
• Palco da leitura: Os alunos apresentarão para as demais turmas dramatizações a partir de histórias lidas;
• Momento da leitura: Organizar um período de leitura diário em cada turma;
• Artes: Confecção da Caixa para as Obras Literárias;
• Conversa com autor: Em data previamente agendada, os alunos terão oportunidade de conhecer o autor de alguma obra literária trabalhada;
• Prática Leitora: Projeto Educador/livro;
• Reconhecer a importância das apresentações como expressão artística.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao término da expedição, reunimo-nos em sala de aula, numa roda de conversa, para que os alunos fizessem seus relatos orais e registros através do desenho sobre o que mais gostaram na apresentação.
A partir da fala dos alunos, construímos um cartaz elencando o que eles sabem e o que querem saber sobre a leitura.