Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Formigas e formigueiro O que me chamou mais atenção foi o esforço dos alunos em explicar o que aprenderam, todos fazendo sua parte. Os alunos aprenderam muito sobre formigas e formigueiros
Roseli | responsável
Expedição Investigativa

O que eu vejo no pátio da escola?

Objetivos

Investigar a sociedade das formigas, verificando seu estilo de vida, seus hábitos alimentares, seu habitat, suas características e sua organização, refletindo, ainda, sobre sua importância para o meio ambiente.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, professores e os própios alunos na troca de informações

Articulação com o currículo

Leitura e Linguagem:
Textos informativos e científicos acerca do tema abordado;
Leitura e releituras de músicas infantis
Leituras e releituras de obras literárias Livrinhos, biblioteca pública
Leituras e exploração de recursos de vídeos relacionados ao tema trabalhado
Escrita de palavras
Produção textual coletiva
Ciências: Coleta de amostras no ecossistema da escola
Ciclo de vida das formigas;
Esquema corporal das formigas;
Habitat
Artes: Fotografias do lugar e das espécies na visão da criança cada aluno fotografou o que mais lhe chamou a atenção- Atividade que auxiliará na identificação dos índices
Desenho e pintura
Teatro e dramatização
Painéis coletivos
Matemática: Construção de gráfico contendo os assuntos citados pelos alunos, verificando o tema contemplado para estudo
Resolução de problemas
Sequência numéricas
Números ordinais

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Roda de conversa com os alunos, levantamento dos itens:
- borboletas
- tocas
- fonte
- abelhas
- grilos
- formigas
- formigueiros
- gramas
- pedras

Ficando escolhido pelos alunos: Formigas e formigueiros

Ficha Técnica
Escola
EMEF Santo Antonio

Turma
1º ano

Número de alunos
15

Educadores
Sandra Maribel Perin

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Soledade

Cooperativa
SICREDI BOTUCARAÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SOLEDADE

No inicio fiquei muito preocupada e aflita com o tema escolhido, pensando o que iria trabalhar com meus alunos, mas com o passar dos dias, o assunto foi fluindo naturalmente, pois os alunos traziam curiosidades e, a cada dia, surgia mais uma novidade.