Formigas e formigueiro
“ O que me chamou mais atenção foi o esforço dos alunos em explicar o que aprenderam, todos fazendo sua parte. Os alunos aprenderam muito sobre formigas e formigueiros
Roseli | responsável
Expedição Investigativa
O que eu vejo no pátio da escola?
Objetivos
Investigar a sociedade das formigas, verificando seu estilo de vida, seus hábitos alimentares, seu habitat, suas características e sua organização, refletindo, ainda, sobre sua importância para o meio ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, professores e os própios alunos na troca de informações
Articulação com o currículo
Leitura e Linguagem:
Textos informativos e científicos acerca do tema abordado;
Leitura e releituras de músicas infantis
Leituras e releituras de obras literárias Livrinhos, biblioteca pública
Leituras e exploração de recursos de vídeos relacionados ao tema trabalhado
Escrita de palavras
Produção textual coletiva
Ciências: Coleta de amostras no ecossistema da escola
Ciclo de vida das formigas;
Esquema corporal das formigas;
Habitat
Artes: Fotografias do lugar e das espécies na visão da criança cada aluno fotografou o que mais lhe chamou a atenção- Atividade que auxiliará na identificação dos índices
Desenho e pintura
Teatro e dramatização
Painéis coletivos
Matemática: Construção de gráfico contendo os assuntos citados pelos alunos, verificando o tema contemplado para estudo
Resolução de problemas
Sequência numéricas
Números ordinais
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Roda de conversa com os alunos, levantamento dos itens:
- borboletas
- tocas
- fonte
- abelhas
- grilos
- formigas
- formigueiros
- gramas
- pedras
Ficando escolhido pelos alunos: Formigas e formigueiros