Adaptação: tempo de descobertas, aceitação e socialização
Expedição Investigativa
Descobrir os gostos, os medos e os prazeres das crianças desenvolvendo regras e limites.
Objetivos
Proporcionar as crianças ambientes favoráveis para que a socialização aconteça, onde a convivência e a troca sejam os principais agentes de descoberta e aceitação, utilizando sempre uma metodologia lúdica.
Comunidade de Aprendizagem
A partir da matrícula, o trabalho com a criança começa a ser realizado, aonde, aos poucos ela vai interagindo no novo ambiente e o processo de adaptação se inicia, criando vínculos com a família.
Articulação com o currículo
- Adquirir autonomia para exercer a capacidade de escolher algo.
- Realizar atividades independentes.
- Desenvolver a iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário.
- Adquirir autonomia necessária a fim de exercer ações sem a ajuda de um adulto.
- Expressar-se livremente.
- Conversar sobre seus sentimentos, interesses e temores, identificando-os.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Através de assembleias com a comunidade escolar.