Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Imaginar, Construir e Aprender Brincando. “Achei muito bom o incentivo de ensinar as crianças de como e com o que é construída uma casa com segurança”
Luiz Antonio Amaral | responsável
Expedição Investigativa

Durante a contação de história dos “Três porquinhos” despertou o interesse das crianças em conhecer as diferentes formas de construção, a partir disso realizamos um passeio pela cidade de Mariópolis, perto da escola em horário de aula, onde as crianças puderam observar os diferentes tipos de moradia. Também visitamos uma loja de materiais de construção e uma madeireira para que as crianças conhecessem os vários tipos de materiais, areia, tijolo,pedra e madeira.

Objetivos

Analisar as diferentes formas de moradia na cidade de Mariópolis e conhecer os materiais necessários utilizados para a sua construção.

Comunidade de Aprendizagem

Conversa com o pedreiro Luiz Antonio Amaral, onde o mesmo explicou como são feitas as casas e também com Paulo Simionatto, dono da Simatec Materiais de Construção, falando sobre quais são os materiais usados para construir.

Articulação com o currículo

Linguagem oral e escrita- Contação de histórias, desenhos, dramatização;
Matemática- Desenvolver a contagem, reconhecer características semelhantes e diferentes;
Natureza e Sociedade- Paisagem local;
Música- Cantar, dançar e se expressar;
Artes Visuais- Desenvolver a coordenação motora grossa e fina, diferenciar formas, texturas e cores;
Movimento- Estabelecer relação entre grupos.


Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Sonho Meu

Diretor
Clarice Provensi Balhan

Turma
Maternal III “A” E “B”

Número de alunos
20

Educadores
Angela Hister, Analice Z. Felipan, Jéssica de L. Mussolini

Estado
Paraná

Município
Mariópolis

Cooperativa
SICREDI PARQUE DAS ARAUCÁRIAS PR/SC/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MARIOPOLIS

Apoiadores
Sicredi e Prefeitura Municipal de Mariópolis

Assessoria Pedagógica
Felipe José Schmidt
O nosso projeto foi satisfatório, pois no início as crianças tinham dificuldades em diferenciar os tipos de moradia, talvez pela falta de conhecimento e informações sobre o assunto. Porém no decorrer das atividades as crianças mostraram interesse em participar e mudaram a visão que tinha em relação ao assunto.
Analice, Angela e Jéssica | Professor(a)