Nosso amigo João de Barro
“ Nós gostamos de estudar o João de Barro porque aprendemos muitas coisas boas. Descobrimos muitas coisas sobre ele, o que ele come e quem são os seus predadores- animais que ele tem medo . Fizemos o João de Barro de sucatas com o pai e a mãe e na escola construímos a casinha com argila. Foi muito legal!
Turma | aluno(a)
“ Durante o estudo meu filho voltava pra casa sempre empolgado com as curiosidades que havia aprendido e nós também aprimorávamos junto com ele nossos conhecimentos. Na hora de confeccionar com a família o João de Barro ele observou bem para saber fazer e se empenhou bastante. Foi um projeto muito bem elaborado, desafiador e com excelente aprendizado! Parabéns.
Simone Iora | responsável
Expedição Investigativa
Realizamos a expedição investigativa na Vila Alfredo Brenner para observarmos o que encontraríamos de mais curioso. As crianças descobriram muitas coisas interessantes: o Pônei, o João de Barro e até ossos de dinossauro.
Objetivos
Propor aos alunos da Educação Infantil maior conhecimento sobre o pássaro João de Barro, sua vida, o habitat , sua alimentação, quais são seus predadores, o que usa na construção de sua casa, adquirindo conceitos de preservação e respeito pelo meio em que vivemos.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores, familiares, comunidade escolar.
Articulação com o currículo
1. Pesquisar na internet ou visualizar vídeo ou pessoalmente como construir uma casinha de joão de barro e logo após confeccionar as casinhas de joão de barro com argila ou massinha de modelar;
2. Confeccionar com as famílias - uma família de João de Barro com materiais alternativos, relacionar com a nossa família;
3. Painel interativos: um painel com desenho de uma criança e outro com um João de Barro, relacionar com a alimentação, corpo, sentidos, diferenças.
4. Jogos da memória, quebra-cabeça, dominó, boliche para trabalhar a memória e numerais, formas geométricas na confecção da casinha, ninhos e o passarinho;
5. Pintura coletiva no painel sobre paisagem e o João de Barro;
6. Cine pipoca para assistir o vídeo sobre o João de Barro;
7. Construir a maquete que retrata a vida do João de Barro e relacionar com os animais domésticos e selvagens - minhoca e outros animais.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No retorno para a escola desenhamos aquilo que mais despertou o interesse e em uma roda de conversa realizamos o processo assemblear, ficando como tema a ser estudado O João de Barro.