Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Nosso amigo João de Barro Nós gostamos de estudar o João de Barro porque aprendemos muitas coisas boas. Descobrimos muitas coisas sobre ele, o que ele come e quem são os seus predadores- animais que ele tem medo . Fizemos o João de Barro de sucatas com o pai e a mãe e na escola construímos a casinha com argila. Foi muito legal!
Turma | aluno(a)
Durante o estudo meu filho voltava pra casa sempre empolgado com as curiosidades que havia aprendido e nós também aprimorávamos junto com ele nossos conhecimentos. Na hora de confeccionar com a família o João de Barro ele observou bem para saber fazer e se empenhou bastante. Foi um projeto muito bem elaborado, desafiador e com excelente aprendizado! Parabéns.
Simone Iora | responsável
Expedição Investigativa

Realizamos a expedição investigativa na Vila Alfredo Brenner para observarmos o que encontraríamos de mais curioso. As crianças descobriram muitas coisas interessantes: o Pônei, o João de Barro e até ossos de dinossauro.

Objetivos

Propor aos alunos da Educação Infantil maior conhecimento sobre o pássaro João de Barro, sua vida, o habitat , sua alimentação, quais são seus predadores, o que usa na construção de sua casa, adquirindo conceitos de preservação e respeito pelo meio em que vivemos.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores, familiares, comunidade escolar.

Articulação com o currículo

1. Pesquisar na internet ou visualizar vídeo ou pessoalmente como construir uma casinha de joão de barro e logo após confeccionar as casinhas de joão de barro com argila ou massinha de modelar;
2. Confeccionar com as famílias - uma família de João de Barro com materiais alternativos, relacionar com a nossa família;
3. Painel interativos: um painel com desenho de uma criança e outro com um João de Barro, relacionar com a alimentação, corpo, sentidos, diferenças.
4. Jogos da memória, quebra-cabeça, dominó, boliche para trabalhar a memória e numerais, formas geométricas na confecção da casinha, ninhos e o passarinho;
5. Pintura coletiva no painel sobre paisagem e o João de Barro;
6. Cine pipoca para assistir o vídeo sobre o João de Barro;
7. Construir a maquete que retrata a vida do João de Barro e relacionar com os animais domésticos e selvagens - minhoca e outros animais.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No retorno para a escola desenhamos aquilo que mais despertou o interesse e em uma roda de conversa realizamos o processo assemblear, ficando como tema a ser estudado O João de Barro.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Alfredo Brenner

Turma
Pré

Número de alunos
7

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ibirubá

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIRUBA

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
No inicio foi desafiador, no final gratificante. Ver os alunos estudando sobre um tema onde eles tiveram a oportunidade de escolher, despertou ainda mais a curiosidade de buscar novos conhecimentos sobre O nosso amigo João de Barro.
Elizer Rosa | Professor(a)