ESCOLA E FAMÍLIA JUNTAS PELA EDUCAÇÃO
“ Tendo como base o cooperativismo e a cidadania, o União Faz a Vida nos auxilia a sermos pessoas éticas, autônomas, idealistas e empreendedoras, conscientizando, Cultivando e praticando o cooperativismo e os deveres de cidadão, estamos propensos a ter uma qualidade de vida, transmitindo essa prática, criaremos uma corrente inacabável de indivíduos que desejam um mundo mais humanitarista.
Elisa Almeida Schneider | aluno(a)
“ O Programa A União Faz a Vida é importante na formação continuada dos professores e formação de liderança dos alunos, tornando-os atuantes e comprometidos. O trabalho com os alunos e a família, valorizando todos os envolvidos é de fundamental importância para o processo ensino/aprendizado. Pode-se notar um avanço em nossos filhos, um amadurecimento a respeito de questões sociais.
Nilson Sérgio dos Santos | responsável
Expedição Investigativa
Pensamos juntos as ações de nosso projeto “Escola e família juntas pela educação”, porém cada professor é livre para em sua metodologia desenvolver ações dentro do projeto. Direção, professoras e funcionárias foram as casas das famílias de alunos da escola,assim percebemos que todos da escola sentem-se valorizados, motivados e atuantes, houve então uma integração maior entre todos.
Objetivos
Estreitar as distâncias e resgatar relações entre escola e família demonstrando essa importância no processo ensino/aprendizagem, estimulando o rendimento e comportamento escolar a partir de práticas voltadas a moradia do aluno, onde os pais tornam-se atuantes neste processo. Assim escola e família, aliadas conseguirão formar cidadãos atuantes, pensantes, baseados no respeito e valores.
Comunidade de Aprendizagem
Direção, professoras e funcionárias foram até as casas das famílias de alunos da escola, para integração.
Articulação com o currículo
Atividades a serem realizadas em conjunto da família: Matemática todas as turmas das séries finais: Construção de gráfico com média do seu aproveitamento trimestral; 9º Ano: Pesquisa no comércio local sobre o preço de eletrodomésticos, calculando juros e porcentagens sobre os produtos comercializados à vista e à prazo. Ciências: Pesquisa científica sobre assunto do interesse do aluno dentro do tema “Ambiente e sustentabilidade”; 6º Ano: Pesquisa sobre fungos fazendo a coleção dos mesmos; 7º Ano: Pesquisa sobre plantas fazendo com exsicatas um herbário; 8º Ano: Confecção de um berço para o filho “ovo”. Língua Portuguesa e Arte: Teatro pesquisado e elaborado pelos alunos organizados em grupos e apresentado para a escola, sendo apresentado também aos pais no Encontro da Família. Séries iniciais: Confecção com os pais de brinquedos folclóricos onde os alunos socializam no grande grupo; Estudo da história do nome e projeto de leitura.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O presente projeto surgiu da necessidade de aumentarmos ainda mais a relação família e escola, apresentada pela equipe escolar em reuniões e assessoria pedagógica do PUFV. Para mapearmos nossas famílias e conhecermos a realidade de nossos estudantes, valorizando todos que estão ligados a educação.Transformamos a escola num ambiente agradável, de muito aprendizado, cooperação e cidadania, onde as decisões são coletivas.